dc.contributor.advisor | Glufke, Ronaldo Martins | |
dc.creator | Gomes, Anelise Okaseski | |
dc.date.accessioned | 2016-08-15T12:54:07Z | |
dc.date.available | 2016-08-15T12:54:07Z | |
dc.date.issued | 2010-01-11 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1992 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This paper aims to research and verify, through literature review, the relationship between instructional design and the dropout of students in distance learning courses – DLC – from researches about distance learning, instructional design and data on dropout in online courses. We considered aspects which allowed a reflection about dropout in online courses and its possible relation with aspects the instructional design considers. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino a distância | por |
dc.subject | Design pedagógico | por |
dc.subject | Design instrucional | por |
dc.subject | Evasão | por |
dc.title | A relação do design instrucional e a evasão nos cursos de EAD | por |
dc.title.alternative | The relationship between instructional design and dropout in distance learning courses | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Esse trabalho se propôs a pesquisar e verificar, por meio de revisão bibliográfica, a relação entre o design instrucional e a evasão dos alunos em cursos de ensino a distância - EAD - a partir de pesquisas sobre ensino a distância, design pedagógico, design instrucional e dados sobre evasão nos cursos online. Consideraram-se aspectos que permitissem uma reflexão sobre a evasão em cursos EAD e sua possível relação com aspectos que o design instrucional contempla. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |