Ensino médio politécnico: uma reflexão necessária
Abstract
Este estudo teve como objetivo investigar o processo de implementação do Ensino Médio Politécnico no Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves, Rio Pardo, Rio Grande do Sul. Esta concepção de Ensino Médio busca a articulação entre as áreas de conhecimento e seus componentes curriculares com as dimensões de Ciência, Cultura, Tecnologia e Trabalho. Levantou-se como hipótese que a qualidade da educação a nível médio tende a melhorar após esta mudança estrutural e paradigmática. Nesta perspectiva, desenvolveu-se uma pesquisa de natureza aplicada, numa abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios, do tipo estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados utilizaram-se questionários, um específico para alunos e outro para professores. A análise dos dados baseou-se na
técnica de análise de conteúdo, uma metodologia de pesquisa utilizada para descrever e interpretar o conteúdo de toda classe de documentos e textos. Os resultados obtidos apontaram certa insatisfação dos alunos e professores quanto à implementação do Ensino Médio Politécnico, principalmente em relação à falta de investimentos do Estado em infraestrutura, qualificação de professores para o trabalho com pesquisas interdisciplinares e diminuição da carga horária das disciplinas de formação geral em detrimento da carga horária do Seminário Integrado. No âmbito da gestão educacional, este estudo pode servir como base
para futuras decisões educativas, curriculares e pedagógicas.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [952]