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dc.contributor.advisorSantos, Angela Nediane dos
dc.creatorGodinho, Aparecida Rosa
dc.date.accessioned2016-08-16T12:54:00Z
dc.date.available2016-08-16T12:54:00Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2001
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de surdospor
dc.subjectModalidade escritapor
dc.subjectLíngua portuguesa (L2)por
dc.titleComo ensinar a língua portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita?por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo identificar e problematizar as práticas pedagógicas referentes à complexidade e peculiaridades no Ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita. Para tanto, expomos alguns questionamentos e indagações sobre como ensinar a língua portuguesa para surdos, a partir de observações e questionários aplicados a uma professora de Sala de Recursos e a quatro alunos surdos freqüentadores desta sala. O foco de análise foram às metodologias utilizadas pela professora da sala de recursos para o ensino da língua portuguesa para surdos. Foram abordadas formas e orientações sobre o ensino da língua portuguesa, de forma a pensar e refletir sobre a aprendizagem de leitura e escrita desta língua, apontando possibilidades para pensar a produção escrita do aluno surdo. Compreendendo o processo educacional de alunos surdos, aprendemos que acima de tudo é preciso aceitar e respeitar as diferenças; uma diferença que pode ser entendida a partir da Língua desses sujeitos. Concluiu-se que somente por intermédio dessa língua, (Língua de Sinais Brasileira/LIBRAS) eles podem ter acesso à linguagem escrita da Língua Portuguesa, e ser incluídos na sociedade e dela fazer parte verdadeiramente.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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