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dc.contributor.advisorMartins, Cleber Ori Cuti
dc.creatorGuerra, Anna Victória Silva
dc.date.accessioned2020-09-29T12:04:38Z
dc.date.available2020-09-29T12:04:38Z
dc.date.issued2020-07-06
dc.date.submitted2020
dc.identifier.citationGUERRA, A. V. S. Mulheres encarceradas e a Educação em estabelecimentos prisionais no Brasil: reeducandas ou esquecidas? 2020. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2020.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20025
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2020.por
dc.description.abstractConsidering that brazilian legislation provides that the objective of incarceration is to re-educate and reintegrate into society people in situations of deprivation of liberty, this paper analyzes the National Policy of Attention to Women in Situation of Deprivation of Liberty and egresses from the Prison System and the Law of Penal Execution with regard to the right of access to education of women who are incarcerated in Brazil. In view of the enormous growth rate of the female prison population in Brazil and in the world, it is urgent that we look at this part of society, because the invisibility of the prison system aims to erase this socially problem. To enable an analysis, reports from the National Survey of Prison Information were used with exclusive data on schooling and access to education, of women in prison facilities, compared to the law. It is clear that the State does not fulfill the described objective, contrariwise, it only tends to increase social inequality and the marginalization of detainees, which leads us to rethink the real functions of incarceration and solutions to it.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSistema prisionalpor
dc.subjectEducação no ambiente prisionalpor
dc.subjectMulheres encarceradaspor
dc.subjectPrison systemeng
dc.subjectEducation in the prison environmenteng
dc.subjectIncarcerated womeneng
dc.titleMulheres encarceradas e a educação em estabelecimentos prisionais no Brasil: reeducandas ou esquecidas?por
dc.title.alternativeIncarcerated women and education in prison establishments in Brazil: re-educated or forgotten?eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoConsiderando que a legislação brasileira prevê que o objetivo do encarceramento seja a reeducação e reintegração na sociedade das pessoas em situação de privação de liberdade, este trabalho analisa a Política Nacional de Atenção às Mulheres em Situação de Privação de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional e a Lei de Execução Penal no que tange ao direito de acesso à educação das mulheres que se encontram encarceradas no Brasil. Diante da enorme taxa de crescimento da população carcerária feminina no Brasil e no mundo, mostra-se urgente que olhemos para essa parcela da sociedade, pois a invisibilização do sistema prisional tem por objetivo apagar esta problemática social. Para possibilitar a análise, foram utilizados os relatórios do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias com dados exclusivos, acerca das mulheres encarceradas, sobre escolaridade e acesso à educação nos estabelecimentos prisionais em comparação com a lei. Fica nítido que o Estado não cumpre o objetivo descrito, pelo contrário, só tende a aumentar a desigualdade social e a marginalização das detentas, o que nos leva a repensar as reais funções do encarceramento e soluções para ele.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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