Corpo, fitness e publicidade: uma análise da Gabriela Pugliesi nas plataformas digitais
Visualizar/ Abrir
Data
2020-09-11Autor
Salamoni, Marcelo Simionato
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Neste artigo discute-se acerca do discurso fitness na era das plataformas digitais, buscando analisar como ele é articulado nos usos de distintas plataformas por uma influenciadora digital. A pesquisa se volta à construção do corpo, para isso articulando questões de gênero e de disciplinamento social ao discurso publicitário, e aos novos imperativos digitais. Para tanto, aplica-se a análise semiológica desenvolvida por Eco (1976) nas postagens do Instagram e do YouTube da musa fitness Gabriela Pugliesi buscando analisar como suas postagens movimentam o discurso fitness e articulam o discurso publicitário, criando um corpo normalizado e associado ao estilo de vida da influenciadora. Os resultados da pesquisa mostram que a influenciadora associa os produtos divulgados por ela, com o seu corpo, vendendo, assim, sua intimidade e seu cotidiano ao performar um estilo de vida feliz e luxuoso, associado à compra dos produtos divulgados em suas páginas. Além disso, argumentamos que este discurso em torno da corporalidade da influenciadora concebida como digna de ser desejada e cobiçada, é realizado em detrimento dos outros corpos fora desta norma, por sua vez, considerados passíveis de normalização com disciplinamento dietético, corporal, e com a aquisição dos produtos divulgados.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: