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dc.contributor.advisorBalieiro, Fernando de Figueiredo
dc.creatorSalamoni, Marcelo Simionato
dc.date.accessioned2020-09-30T12:08:34Z
dc.date.available2020-09-30T12:08:34Z
dc.date.issued2020-09-11
dc.date.submitted2020
dc.identifier.citationSALAMONI, M. S. Corpo, fitness e publicidade: uma análise da Gabriela Pugliesi nas plataformas digitais. 2020. 41 p. Artigo de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2020.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20034
dc.descriptionArtigo de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2020.por
dc.description.sponsorshipFAPERGSpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFitnesseng
dc.subjectMídias digitaispor
dc.subjectDisciplinamento corporalpor
dc.subjectPublicidadepor
dc.titleCorpo, fitness e publicidade: uma análise da Gabriela Pugliesi nas plataformas digitaispor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoNeste artigo discute-se acerca do discurso fitness na era das plataformas digitais, buscando analisar como ele é articulado nos usos de distintas plataformas por uma influenciadora digital. A pesquisa se volta à construção do corpo, para isso articulando questões de gênero e de disciplinamento social ao discurso publicitário, e aos novos imperativos digitais. Para tanto, aplica-se a análise semiológica desenvolvida por Eco (1976) nas postagens do Instagram e do YouTube da musa fitness Gabriela Pugliesi buscando analisar como suas postagens movimentam o discurso fitness e articulam o discurso publicitário, criando um corpo normalizado e associado ao estilo de vida da influenciadora. Os resultados da pesquisa mostram que a influenciadora associa os produtos divulgados por ela, com o seu corpo, vendendo, assim, sua intimidade e seu cotidiano ao performar um estilo de vida feliz e luxuoso, associado à compra dos produtos divulgados em suas páginas. Além disso, argumentamos que este discurso em torno da corporalidade da influenciadora concebida como digna de ser desejada e cobiçada, é realizado em detrimento dos outros corpos fora desta norma, por sua vez, considerados passíveis de normalização com disciplinamento dietético, corporal, e com a aquisição dos produtos divulgados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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