Análise de discurso e relações de poder: a rota das charqueadas em Pelotas/RS e o peso colonial
Fecha
2019-11-08Autor
Escobar, Nuncia Gabriele Guimarães
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Os Patrimônios Culturais são considerados espaços de educação e de preservação das culturas e tradições, logo, possuem função significativa na sociedade, uma vez que, auxiliam na construção das memórias e das identidades. O presente estudo parte da observação do que é exposto e da experiência do que é vivido em duas fazendas históricas pertencentes a Rota das Charqueadas, sendo elas: Charqueada São João e Charqueada Santa Rita. Localizadas na cidade de Pelotas no Rio Grande do Sul, ambas foram cenário do Ciclo do Charque e da Escravidão no Brasil Colonial. Atualmente, são mantidas como atrações turísticas da cidade. O patrimônio aqui analisado, como qualquer outra instituição, é constituído por relações de poder e, consequentemente, acaba por reproduzir a versão da história e as memórias de grupos sociais dominantes. Para analisar as formas de discurso expositivo que emergem neste espaço, tendo como questão central a dimensão sobre relações raciais, a fundamentação teórica baseia-se na articulação de conceitos como: representações sociais, memória e poder, bem como, demais contribuições intelectuais que os estudos étnico-raciais e decoloniais proporcionaram à teoria sociológica. Através da Análise de Discurso como ferramenta de compreensão e sendo encarada em um sentido amplo, como propõe Michel Foucault, e da Etnografia como método para maior imersão e percepção do campo, pretendo compreender como se dá a organização do determinado espaço e a caracterização do discurso expositivo, bem como, a composição social do público visitante.
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