Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZimmermann, Ana Paula da Rosa Cristino
dc.creatorZimmer, Gessi Teresinha
dc.date.accessioned2014-04-30T11:22:28Z
dc.date.available2014-04-30T11:22:28Z
dc.date.issued2013-11-30
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/200
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe school dropout in the present is a factor of significant importance and concern for the quality of Brazilian education. Is a theme present in discussion and reflection mainly in night school, teaching mode which focuses the highest rates of school dropout. Thus, this paper has an intention to analyze the dropout in the first year of high school night, in public school of Sarandi - RS. The studies were performed on the analysis of school documents and contributions of teachers, counselors and management, who through questionnaires provided information substantiating the dropout rates and their possible causes, as well as tips to reduce school failure and dropping out of school. Among the causes are the lacks of student motivation, family breakdown to the need to work to help the family budget, teenage pregnancy, poor school performance and lack of support and encouragement from family, drugs abuse. The alternatives to circumvention, employees suggest the expansion of compulsory secondary education, ensuring its universalization, suit the curriculum to the needs of night school students and the type of education and improve the structure of schools, adapting to technological innovations.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEvasão escolarpor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.titlePercepções sobre a evasão no primeiro ano do ensino médio em uma escola pública de Sarandi (RS)por
dc.title.alternativeInsights about evasion in the first year of high school in a public school of Sarandi (RS)eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sarandi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA evasão escolar é na atualidade, um fator de significativa importância e preocupação para a qualidade da educação brasileira. É um dos temas presente em debates e reflexões principalmente no ensino médio noturno, modalidade de ensino que concentra os maiores índices de abandono da escola. Dessa forma, este trabalho objetiva analisar a evasão escolar no primeiro ano do Ensino Médio noturno, numa escola pública de Sarandi - RS. Os estudos foram realizados a partir da análise de documentos da escola e das contribuições dos professores, orientadores educacionais e vice-diretora, que através de questionários forneceram subsídios comprobatórios dos índices de evasão e suas possíveis causas, bem como sugestões para reduzir o fracasso escolar e o abandono da escola. Entre as causas, encontram-se a falta de motivação dos alunos, desestruturação familiar à necessidade de trabalhar para ajudar o orçamento familiar, a gravidez na adolescência, baixo rendimento escolar e a falta de apoio e incentivo da família e uso de drogas. Como alternativas para a evasão, os colaboradores sugerem a ampliação da obrigatoriedade do ensino médio, garantindo sua universalização, adequar o currículo do ensino noturno às necessidades dos educandos e a modalidade de ensino e melhorar a estrutura das escolas, adequando-o às inovações tecnológicas.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples