dc.contributor.advisor | Sangioni, Luis Antonio | |
dc.creator | Pereira, Thaís Souza | |
dc.date.accessioned | 2020-11-06T12:36:24Z | |
dc.date.available | 2020-11-06T12:36:24Z | |
dc.date.issued | 2020-02-28 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20123 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2020. | por |
dc.description.abstract | It is possible to observe that there are many doubts and difficulties of families and professionals in dealing
with some situations related to child behavior and development, which causes children to be referred to
health services for various reasons. The present study sought to understand the family members'
conceptions about the mental health situation of children referred by schools in a territory of the city of
Santa Maria to health services. Documentary research was carried out through the survey and analysis of
referrals made by schools. After documentary analysis, focus groups were held with the families of these
children and adolescents in order to get to know their perceptions regarding the referral made by the
school, understand the impact of the possible diagnosis on the care offered by the family and the meanings
attributed in this process and in the search by treatment. This study is characterized as an exploratory,
descriptive study with a qualitative approach. Data analysis took place from the initial documentary
analysis and transcriptions of the groups' recordings, following the levels of interpretation proposed by
Minayo. 22 referrals were analyzed and two mothers participated in the focus group meetings, together
with team professionals, and discussed the different paths and the search for care, their expectations
regarding a possible diagnosis, the challenges of the Health Care Network, the intersectoral articulation,
joint work with schools and possible strategies for building and producing care. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Cuidado em saúde | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Intersetorialidade | por |
dc.subject | Famílias | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Health care | eng |
dc.subject | Childhood | eng |
dc.subject | Intersectoriality | eng |
dc.subject | Families | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.title | Percepções de familiares e profissionais da saúde sobre o cuidado na infância: encontros e singularidades no e do cotidiano das famílias | por |
dc.title.alternative | Perceptions of family and healthcare professionals about childhood care: meetings and singularities in and everyday’s families | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde | por |
dc.description.resumo | É possível observar que existem muitas dúvidas e dificuldades das famílias e profissionais em lidar com
algumas situações referentes ao comportamento e desenvolvimento infantil, o que faz com que as
crianças sejam encaminhadas aos serviços de saúde por variadas motivações. O presente estudo buscou
compreender as concepções de familiares sobre a situação de saúde mental de crianças encaminhadas
pelas escolas de um território do munícipio de Santa Maria a serviços de saúde. Foi realizada pesquisa
documental por meio do levantamento e análise dos encaminhamentos realizados pelas escolas. Após
análise documental, foram realizados grupos focais com os familiares destas crianças e adolescentes
com o objetivo de conhecer a suas percepções frente ao encaminhamento realizado pela escola,
compreender o impacto do possível diagnóstico no cuidado ofertado pela família e os sentidos atribuídos
neste processo e na busca por atendimento. Este trabalho caracteriza-se como um estudo exploratório,
descritivo, de abordagem qualitativa. A análise dos dados ocorreu a partir da análise documental inicial e
das transcrições das gravações dos grupos, seguindo os níveis de interpretação propostos por Minayo.
Foram analisados 22 encaminhamentos e duas mães participaram dos encontros de grupos focais,
juntamente com profissionais da equipe, e discutiram os diferentes caminhos e a busca para o cuidado,
suas expectativas frente a um possível diagnóstico, os desafios da Rede de Atenção à Saúde, a
articulação intersetorial, o trabalho conjunto com as escolas e as estratégias possíveis de construção e
produção de cuidado. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |