Mostrar registro simples

dc.creatorCastilho, Marina Martinuzzi
dc.date.accessioned2020-11-06T13:46:04Z
dc.date.available2020-11-06T13:46:04Z
dc.date.issued2019-03-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20124
dc.description.abstractThe present dissertation seeks to investigate how the mediated ethos of the pastor and federal deputy Marco Feliciano reproduces discourses on the control of the private ethos. From the media biopolitical religion intersection, we construct a theoretical path in order to identify the institutional dimension of the subject, based on authors such as Berguer and Luckmann (2004), Foucault (1988, 1999a) and Duarte (2005). By characterizing religious and political institutional brands in the perspective of modern and ongoing transformations in Western society, we perceive structural attention to private conduct and, above all, to human sexuality. In the pretension of highlighting the presence and discursive performance of this social actor, we describe its relations and movements according to the formation of an ethos mediated (Sodré, 2010) and discursive own, acclimated by political, religious and mediatic interpellation. Understanding the eminent historicity and control in the social construction of reality, we try to analyze how the present manifestation of Feliciano in his social media triggers discourses of control over private conduct. We specified our look around the YouTube channel and #OurFamilyDeserveRespect for verifying a campaign used by the pastor and federal deputy in which he asked to share the videos with the hashtag a message that was also fixed in his other channels in the networks. The centrality assumed by Feliciano in these videos is what leads us to the empirical cut: proximity to the public and informal language about recent events moves the actor to a specific communication situation (CHARAUDEAU, 2007), where religious, political and media discourse in interpellation. Thus, the analysis of the discourse composes our methodology from the operationalization of the ethos and this in contact with processes constructed by the mediatization and the specific communicative situation that involves Marco Feliciano. As a result of this research, it is possible to identify the process of mediatization as another structuring element in the transformation of modern, discursive and cultural events. We also identify in the current political moment, especially from the practice of deputies such as Marco Feliciano, a complex scenario in which liberal democratic regimes, associated with mediated and modernizing logics, dialectically construct with individuals and institutions, new discourses of control and surveillance of bodies and behaviors.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBiopolíticapor
dc.subjectEthospor
dc.subjectMarco Felicianopor
dc.subjectMidiatizaçãopor
dc.subjectReligiãopor
dc.subjectBiopoliticseng
dc.subjectMediatizationeng
dc.subjectReligioneng
dc.titleO ethos midiatizado de Marco Feliciano: uma análise da formação institucional de discursos sobre o controle do ethos privadopor
dc.title.alternativeThe mediatized ethos of Marco Feliciano: na analysis of the institutional formation of speechs on the control of the private ethoseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente texto de dissertação busca investigar de que maneira o ethos midiatizado do pastor e deputado federal Marco Feliciano reproduz discursos sobre o controle do ethos privado. A partir da interseção mídia biopolítica religião, construímos um percurso teórico a fim de identificar a dimensão institucional do sujeito, baseado em autores como Berguer e Luckmann (2004), Foucault (1988, 1999a) e Duarte (2005). Ao caracterizar as marcas institucionais religiosas e políticas na perspectiva de transformações modernas e em curso na sociedade ocidental, percebemos uma atenção estrutural às condutas privadas e, principalmente, acerca da sexualidade humana. Na pretensão de destacar a presença e atuação discursiva deste ator social, descrevemos suas relações e movimentos segundo a formação de um ethos midiatizado (Sodré, 2010) e discursivo próprio, ambientado pela interpelação política, religiosa e midiática, conforme recortes teóricos trazidos por autores como Cunha (2017) e Mariano (2003, 2011). Compreendendo a historicidade e controle eminentes na construção social da realidade, procuramos analisar como a atual manifestação de Feliciano em suas mídias sociais aciona discursos de controle sobre condutas privadas. Especificamos nosso olhar em torno do canal do YouTube e da #ANossaFamíliaMereceRespeito por verificarmos uma campanha empregada pelo pastor e deputado federal em que pedia o compartilhamento dos vídeos com a hashtag mensagem que também era fixada em seus outros canais nas redes. A centralidade assumida por Feliciano nesses vídeos é o que nos leva ao recorte empírico: a proximidade com o público e a linguagem informal acerca de eventos recentes desloca o ator para uma situação de comunicação específica (CHARAUDEAU, 2007), em que se verificam marcas discursivas religiosas, políticas e midiáticas em interpelação. Dessa forma, a análise do discurso compõe nossa metodologia a partir da operacionalização do ethos e este em contato com processos construídos pela midiatização e a situação comunicativa específica que envolve Marco Feliciano. Como resultado desta pesquisa, é possível identificar o processo de midiatização como mais um elemento estruturante em transformação de eventos modernos, discursivos e culturais. Identificamos também, no momento político atual, sobretudo a partir da prática de deputados como Marco Feliciano, um cenário complexo em que os regimes democráticos liberais, associados às lógicas midiatizadas e modernizantes, constroem dialeticamente com indivíduos e instituições, novos discursos de controle e vigilância de corpos e comportamentos.por
dc.contributor.advisor1Dalmolin, Aline Roes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7869463407801702por
dc.contributor.referee1Cunha, Magali do Nascimento
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1968477845967720por
dc.contributor.referee2Maia, Eduardo Lopes Cabral
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0804715270259123por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7771961192535308por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International