Midiatização da periferia: consumo jornalístico e guinada na visibilidade noticiosa
Abstract
A dissertação conforma um percurso investigativo entorno à evolução da abordagem jornalística na cobertura de acontecimentos envolvendo a periferia a partir da ascensão econômica de seus moradores. Face à vasta interferência das lógicas do campo midiático na constituição da sociabilidade contemporânea, busca-se compreender o modo como o Jornalismo, tomado enquanto mediação social exercida profissionalmente em condições de midiatização, ocupa-se em construir narrativas midiatizadas sobre a periferia. Observa-se o pressuposto de uma guinada no tema da visibilidade de habitantes de espaços periféricos condicionada ao aumento do poder aquisitivo de uma população antes excluída. O crescimento econômico da camada média da população brasileira proporcionou o que se concebe enquanto uma virada da noticiabilidade jornalística sobre a periferia metropolitana, promotora do que passou a ser exibido desde o final do segundo governo do Presidente Luís Inácio Lula da Silva como a ascensão da nova classe média. Para operacionalizar a análise, elegeu-se um aparato teórico-metodológico fundamentado na semiótica discursiva, buscando reconhecer a imbricação entre os processos sociais e discursivos. Ao analisar os elementos verbovisuais engendrados na materialidade discursiva de capas de revistas semanais de circulação nacional (Veja, Carta Capital, Época e IstoÉ), intenta-se desvelar os condicionamentos semióticos que alimentam os sentidos ali produzidos sobre os grupos periféricos. A seleção de um corpus de capas de revista detida no período entre 1994 e 2014 resultou em seu agrupamento em dois grandes eixos temáticos que materializam 1) a negatividade da exposição e 2) o reconhecimento da nova visibilidade da periferia. Como resultado, constata-se uma mudança na noticiabilidade praticada pelos enunciadores das revistas que, frente ao contexto de mudanças socioeconômicas em voga, operam um deslocamento de sentidos sobre uma realidade outrora estigmatizada e que, na perspectiva da midiatização, torna-se palatável para o desfecho do consumo jornalístico.
Collections
The following license files are associated with this item: