Tecnologias educacionais em rede colaborativas e governança EAD
Fecha
2018-03-27Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A Educação a Distância (EAD), consolidada como modalidade educacional, suscita
ao longo dos tempos, um debate fundamental para quem está refletindo sobre os
rumos da educação numa sociedade cada vez mais interconectada por redes de
tecnologia digital. Na atualidade, observa-se o desenvolvimento acelerado de
softwares e tecnologias de rede criada ou adaptada para servir a esse mercado em
expansão. Assim, a presente dissertação teve como objetivo analisar através de um
estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada as tecnologias
educacionais em rede que compõem um modelo de governança da EAD, em
especial as ferramentas de controle de Evasão (GVWise) e de Gerenciamento
Eletrônico de Documentos (Docuware), destacando quais os limites e
potencialidades das ferramentas quando utilizadas dentro do contexto de
governança colaborativa. Os procedimentos adotados para a pesquisa foram
pesquisa bibliográfica, análise documental e análise das ferramentas tecnológicas
direcionadas a governança educacional. A técnica adotada na pesquisa bibliográfica
foi à observação direta, análise de documentos e ferramentas tecnológicas,
fichamentos e resumos. Dessa forma, a dissertação foi inserida na Linha de Gestão
de Tecnologias Educacionais em Rede do Mestrado em Tecnologias Educacionais
em Rede, que obteve como produto um paralelo comparativo entre os processos de
gestão realizados antes da inclusão das ferramentas tecnológicas, e após a inclusão
destas, aliado a teoria de base baseada em autores referência no estudo de
sociedade informacional, onde foi possível constatar as potencialidades que as
tecnologias educacionais em rede propiciam a governança acadêmica na
modalidade EAD, além de propor um modelo de governança aplicado ao controle de
evasão utilizando as tecnologias educacionais em rede estudadas.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: