“Mais feminista que eu?”: a construção de identidades feministas a partir do consumo cultural
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Data
2019-12Autor
Wanzeller, Fernanda Siebeneichler
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A emergente disseminação de valores feministas na sociedade, nos últimos anos, alterou a relação dos indivíduos com o movimento. Com a finalidade de compreender a atual transformação do movimento feminista em um símbolo de consumo, e considerar seus possíveis impactos na formação identitária, defino como objetivo geral desta pesquisa: analisar o processo de construção de identidades entre jovens feministas, a partir das suas práticas de consumo cultural. Para alcançar este objetivo, seria necessário a) analisar o processo de aproximação com o feminismo e o significado do movimento em suas vidas; b) averiguar a incorporação do movimento segundo as suas práticas de engajamento, as percepções quanto aos conceitos de beleza e o consumo de produtos feministas pelas jovens; c) explorar a circulação do feminismo nos meios midiáticos; d) compreender a simbologia do consumo e observar de que forma acontece a apropriação de signos feministas pelo grupo. Com base nos estudos de Nestor García Canclini e sua teoria socioantropológica do Consumo (1999), observei as relações de consumo através das lógicas integrativas, ritualísticas e distintivas, e analisei a questão identitária pelo viés de Stuart Hall (1991, 2000, 2007), Kathryn Woodward (2007) e Ana Carolina Escosteguy (2001). Metodologicamente, os dados foram coletados a partir da realização de pesquisas qualitativas semi-estruturadas com sete mulheres residentes de Santa Maria/RS, cuja faixa etária varia entre 18 e 20 anos. Como parte dos resultados obtidos, pode-se observar que o consumo de narrativas e ideais feministas transformou, de fato, as relações sociais e os estilos de vida do grupo estudado. Mediante às suas práticas de consumo, as entrevistadas buscam formas alternativas de lidar com as rígidas atribuições sociais voltadas ao gênero feminino. Comunicando posicionamentos a partir de um consumo cultural, ritualizando valores através de manifestações e distinguindo-se por meio de roupas e acessórios. Desenvolvendo, por fim, novas percepções sobre si mesmas e sobre a sociedade em que estão inseridas.
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