dc.contributor.advisor | Dani, Lúcia Salete Celich | |
dc.creator | Gonçalves, Daniele Danusa Dias | |
dc.date.accessioned | 2016-08-17T13:00:33Z | |
dc.date.available | 2016-08-17T13:00:33Z | |
dc.date.issued | 2008-02-29 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2020 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | The present research examined how the process of administration democratic deelop
since the interpersonal relations. The methodologic approach was qualitative,
describing as a study of event. The participants were two integrants professors of
direction team, a professor of infantile education and a professor of initial years of
basic education, of a municipal school of Santa Maria, RS. The information were
collectd by informal chats, observations, documental analysis( pedagogic politic
project) and questionnaire. You may see that the democractic administration
including the comunitary participation comes developing as process, that is, with
advances and reterats on the construction of your history. In the mesure where
parents, students, teachers, and employees have the opportunity to participate of
making decisions at school end it up helping the fortalecimento os interpersonal
relations in the pertaining to school environment. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Relações | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.title | Relações interpessoais e gestão democrática: uma contribuição a construção do fazer pedagógico | por |
dc.title.alternative | Interpersonal relations and democratic administration a contribution for construction of pedagogic doing | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa investigou como se desenvolve o processo de gestão
democrática a partir das relações interpessoais. A abordagem metodológica foi
qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Os participantes foram duas
professoras integrantes da equipe diretiva, uma professora da Educação Infantil e
uma professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola da rede
pública do município de Santa Maria, RS. As informações foram coletadas por meio
de conversas informais, observações, análise documental (Projeto Político
Pedagógico) e questionário. Pode-se perceber que a gestão democrática incluindo a
participação comunitária vem desenvolvendo-se como processo, isto é com avanços
e recuos na construção de sua história. Na medida em que pais, alunos, professores
e funcionários têm a oportunidade de participar da tomada de decisões na escola
acaba-se favorecendo o fortalecimento das relações interpessoais no ambiente
escolar. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |