Reflexões sobre uma formação inicial de professores que ensinam matemática discutindo o conceito de ângulo
Resumo
Este trabalho apresenta os movimentos de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no âmbito da Linha de Pesquisa 1: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que tem por objetivo principal investigar de que forma acontece uma formação de futuros professores que ensinam Matemática durante a discussão do conceito de ângulo para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia da UFSM que já tinham cursado a disciplina de Educação Matemática foram convidados a participar de um projeto na perspectiva de um experimento formativo com a finalidade de discutir sobre o ensino de ângulo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mais especificamente no 5,º ano, por meio de situações desencadeadoras de aprendizagem na perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino. Os pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural, da Teoria da Atividade e da Atividade Orientadora de Ensino nortearam o desenvolvimento da pesquisa. As sessões reflexivas, as ações desencadeadas ao longo do projeto e os resultados obtidos permitiram concluir que houve uma apropriação do conceito matemático estudado, uma mudança na compreensão do que é ser professor, um entendimento da significância do fazer coletivo, que, certamente, influenciaram no processo de formação deles e lhes ofereceram subsídios para enfrentar os desafios da futura vida docente.
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