Corpo a corpo: percepções sobre os corpos femininos na mídia, na sociedade e no cotidiano
Resumo
Esse projeto experimental apresenta um estudo sobre a representação atual do corpo feminino na mídia. Partindo do princípio que o corpo é cultural, buscamos entender como a estrutura sociocultural determina quais corpos são exibidos na mídia e como essa estrutura age nas mulheres. Para explorar melhor o objeto usamos o método cartográfico, que nos auxilou a identificar os caminhos que necessitávamos tomar. Também usamos o método semiótico, que além de compatível com a cartografia, nos fez ver melhor as imagens e os corpos femininos, bem como nos permitiu adentrarnos sentidos polissêmicos de ordem sociocultural, os quais relacionamos diretamente com os conceitos de habitus (incorporação), mito da beleza e violência simbólica. Ressaltamos que todo o processo de análise e compreensão foi enriquecido pelas entrevistas que realizamos, pois as entrevistadas apresentaram suas visões sobre o assunto e sobre seus próprios corpos, isso permitiu uma pluralidade de olhares e discursos dentro do projeto. Ao final, realizamos um ensaio que visa dar uma contrapartida sobre nossas percepções da representação midiática dos corpos femininos.