dc.contributor.advisor | Siqueira, Monalisa Dias de | |
dc.creator | Bagolin, Gabriel Avila | |
dc.date.accessioned | 2021-02-08T18:32:45Z | |
dc.date.available | 2021-02-08T18:32:45Z | |
dc.date.issued | 2020-10-02 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.citation | BAGOLIN, G. A. Práxis - coletivo de educação popular: uma análise das compreensões e práticas dos educadores. 2020. 87 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2020. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20290 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria,
Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2020. | por |
dc.description.abstract | This work presents an analysis of the understandings and practices of popular education among educators of the Práxis - Collective of Popular Education. Through this, we seek to contribute to the reflection on educational practices within the collective in question and also within the field of popular education. To support the understanding of Práxis, we contextualize higher education in Brazil and its dynamics of access, as well as popular education and its dynamics within the collective. Based on this context, the research problem built was: what understandings and practices of popular education are present among the Práxis educators and coordinators? To answer this question, we aim to know the profile of Práxis educators and coordinators, to know and understand the practices and understandings of popular education among them and to know and understand the specifics of these practices and understandings during the period of social distancing. The research was developed following part of the years 2019 and 2020, through the technique of participant observation, as well as through the application of questionnaires and interviews with these individuals. We realized that Práxis educators have a diversified profile. We also understand that their understandings of popular education, outside or inside the collective environment, are also diversified. Such understandings, for these individuals, are related to methods and intentions in the educational space. Within Práxis, these are understood through four aspects: 1) the management; 2) the pre-ENEM course activities; 3) the projects; 4) the political and cultural activities. We conclude that the relations of Práxis with higher education and popular education interfere in the understandings and practices developed by the educators of the collective, presenting the democratization of higher education as an element to which such understandings and practices point. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Práxis | por |
dc.subject | Educação popular | por |
dc.subject | Educadores | por |
dc.subject | Popular education | eng |
dc.subject | Educators | eng |
dc.title | Práxis - coletivo de educação popular: uma análise das compreensões e práticas dos educadores | por |
dc.title.alternative | Práxis - collective of popular education: an analysis of the educators understandings and practices | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Ciências Sociais | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma análise das compreensões e práticas de educação popular entre educadores do Práxis - Coletivo de Educação Popular. Por meio deste, busca-se contribuir para a reflexão sobre as práticas educativas dentro do coletivo em questão e também dentro do campo da educação popular. Para subsidiar o entendimento do Práxis, contextualizamos a educação superior no Brasil e suas dinâmicas de acesso, assim como, a educação popular e suas dinâmicas no interior do coletivo. Partindo de tal contextualização, o problema de pesquisa construído foi: quais compreensões e práticas de educação popular estão presentes entre os educadores e coordenadores do Práxis? Para responder esta questão objetivamos conhecer o perfil dos educadores e coordenadores do Práxis, conhecer e compreender as práticas e compreensões de educação popular entre eles e conhecer e compreender as especificidades destas práticas e compreensões durante o período de distanciamento social. A pesquisa foi desenvolvida acompanhando parte dos anos de 2019 e 2020, através da técnica de observação participante, assim como, através da aplicação de questionários e realização de entrevistas com estes sujeitos. Percebemos que os educadores do Práxis apresentam um perfil diversificado. Entendemos também que suas compreensões de educação popular, fora ou dentro do ambiente do coletivo, também são diversificadas. Tais compreensões, para estes sujeitos, se relacionam a métodos e a intenções no espaço educativo. Dentro do Práxis são compreendidas através de quatro aspectos: 1) a gestão; 2) as atividades do curso pré-ENEM; 3) os projetos; 4) as atividades políticas e culturais. Concluímos que as relações do Práxis com a educação superior e com a educação popular interferem nas compreensões e práticas desenvolvidas pelos educadores do coletivo, apresentando a democratização da educação superior como elemento para o qual tais compreensões e práticas apontam. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |