A experiência leitora e a organização do trabalho pedagógico na educação de jovens e adultos
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Data
2020-09-14Autor
Erro, Roxane Angela Machado
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Este trabalho tem como objetivo compreender a implicação da experiência leitora no processo de alfabetização de jovens e adultos. Nesse sentido, buscou-se identificar as experiências de leitura e de escrita e reconhecer os processos implicados na apropriação dessas habilidades para desenvolver mediações pedagógicas capazes de favorecer a autonomia e o protagonismo dos sujeitos em processo de alfabetização. Essa pesquisa foi realizada durante o estágio supervisionado em Anos Iniciais, em uma turma na modalidade EJA, no primeiro semestre de 2019, no Colégio Estadual Tancredo Neves, na cidade de Santa Maria-RS. A metodologia utilizada está pautada na pesquisa-ação, ou seja, na concepção do professor que reflete sobre sua ação pedagógica para qualificá-la. Como aporte teórico utilizou-se os estudos de FERREIRO (2001) sobre os processos de leitura e de escrita e os estudos de FREIRE (1990) e (1996) sobre os processos de emancipação do sujeito. O corpus de análise utilizado
foi formado a partir das observações, planejamentos, relatório e reflexões decorrentes do estágio. A pesquisa permitiu observar que a experiência leitora propicia aos que realizam a prática leitora de forma autônoma buscar na escola possibilidades de desenvolver essa ação de forma cada vez mais plena e aos que ainda não alcançaram o desenvolvimento da prática leitora vislumbrar na escola o meio da realização dessa prática. A escola não deve se furtar a oferecer a oportunidade de acesso à leitura, em especial quando se tratam de estudantes da EJA, os quais às vezes tem na escola sua única oportunidade a acesso à leitura.