dc.contributor.advisor | Powaczuk, Ana Carla Hollweg | |
dc.creator | Erro, Roxane Angela Machado | |
dc.date.accessioned | 2021-02-08T18:36:11Z | |
dc.date.available | 2021-02-08T18:36:11Z | |
dc.date.issued | 2020-09-14 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.citation | ERRO, R. A. M. A experiência leitora e a organização do trabalho pedagógico na educação de jovens e adultos. 2020. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2020. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20294 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2020. | por |
dc.description.abstract | This work has the objective of understanding the involvement of the reading experience and the literacy process
of young people and adults. In this sense, it is sought to identify the experiences of reading and writing and to
acknowledge the processes involved in the appropriation of these skills to develop pedagogical mediations
capable of favoring autonomy and protagonism of two subjects in the literacy process. This research was carried
out during or supervised period in Initial Years, in an EJA modality, not the first semester of 2019, not Colégio
Estadual Tancredo Neves, born in the city of Santa Maria-RS. The methodology used is based on a
research-ação, ou seja, a concepção de teacher that reflects on their pedagogical action to qualify it. As a
theoretical contribution, we used the studies of FERREIRO (2001) on the processes of reading and writing and
the studies of FREIRE (1990) and (1996) on the processes of emancipation of the subject. The corpus of analysis
used was formed from observations, plans, stories and reflections on the stage. The investigation allowed us to
observe that the reading experience propitiates years that we carry out reading practice autonomously, looking
for the possibilities of developing this activity in a more and more full way and the years that still have not
reached the development of the reading practice, glimpse at the school or the middle of the realization dessa
practice. A school should not go away to offer the opportunity of access to reading, especially when it comes to
EJA students, since it is also the only opportunity to access reading at the school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Experiência leitora | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | EJA | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.title | A experiência leitora e a organização do trabalho pedagógico na educação de jovens e adultos | por |
dc.title.alternative | The reading experience and the organization of pedagogical work in the education of youth and adults | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno. | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo compreender a implicação da experiência leitora no processo de alfabetização de jovens e adultos. Nesse sentido, buscou-se identificar as experiências de leitura e de escrita e reconhecer os processos implicados na apropriação dessas habilidades para desenvolver mediações pedagógicas capazes de favorecer a autonomia e o protagonismo dos sujeitos em processo de alfabetização. Essa pesquisa foi realizada durante o estágio supervisionado em Anos Iniciais, em uma turma na modalidade EJA, no primeiro semestre de 2019, no Colégio Estadual Tancredo Neves, na cidade de Santa Maria-RS. A metodologia utilizada está pautada na pesquisa-ação, ou seja, na concepção do professor que reflete sobre sua ação pedagógica para qualificá-la. Como aporte teórico utilizou-se os estudos de FERREIRO (2001) sobre os processos de leitura e de escrita e os estudos de FREIRE (1990) e (1996) sobre os processos de emancipação do sujeito. O corpus de análise utilizado
foi formado a partir das observações, planejamentos, relatório e reflexões decorrentes do estágio. A pesquisa permitiu observar que a experiência leitora propicia aos que realizam a prática leitora de forma autônoma buscar na escola possibilidades de desenvolver essa ação de forma cada vez mais plena e aos que ainda não alcançaram o desenvolvimento da prática leitora vislumbrar na escola o meio da realização dessa prática. A escola não deve se furtar a oferecer a oportunidade de acesso à leitura, em especial quando se tratam de estudantes da EJA, os quais às vezes tem na escola sua única oportunidade a acesso à leitura. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |