Uma análise da prática pedagógica na perspectiva da educação inclusiva em Rio Bonito/RJ
Resumen
A educação em geral, está pautada no pleno desenvolvimento do educando e em seu preparo para o exercício da cidadania. Pensando nisso, surge a necessidade de se garantir o direito de acesso e permanência em escola regular. Os alunos com necessidades especiais, pois eles estavam sendo excluídos da sociedade, sendo mantidos em “escolas especiais”. É garantido na Constituição Federal, que todos somos iguais perante a lei. Então, como se daria a garantia deste direito, se os nossos alunos com necessidades especiais estavam sendo segregados em “escolas especiais” e não, nas escolas regulares? Com isso, acabavam com todas as vantagens que a convivência com a diversidade pode nos oferecer. A lei veio por abrir uma janela para estes alunos, que também fazem parte desta sociedade, no qual todos devem ter a mesma oportunidade. A inclusão aconteceu nas escolas de modo geral e caminha a passos lentos em alguns aspectos. No entanto, na EMPHAC (Escola Municipal Professor Honesto de Almeida Carvalho), depois do primeiro impacto, ou seja, encarar a inclusão e as dificuldades do próprio educador de não saber como fazer e o que fazer, com a nova realidade, passo a passo, está a equipe que descobriu que, em meio a tantas diversidades, também estavam cada profissional, com suas diferenças e limitações. Então, só havia um caminho: devíamos encará-las de frente e renovar as nossas práticas pedagógicas. Foi preciso ter bem claro em nossa concepção, que para a conquista de uma inclusão de qualidade, algumas adaptações em nosso ambiente escolar se faziam necessárias. E juntos, inseridos no processo, começamos a galgar a passos curtos, avanços muito importantes. Partimos para algumas mudanças: novas estratégias, reformular métodos e utilizar novos recursos pedagógicos. Assim, a escola começou a eliminar barreiras em suas estruturas e na sua parte pedagógica. Umas de pequeno porte e outras de grande porte, mas avançando rumo à conquista de zelar por uma aprendizagem igualitária e de qualidade para as nossas crianças com necessidade. Sob o olhar de uma integração significativa, que garanta não só o acesso, mas a permanência de qualidade, uma vez que a inclusão só é inclusão, quando se faz uma série de adaptações para receber o aluno e promover a aprendizagem.