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dc.contributor.advisorSilva, Sandra Suzana Maximowitz
dc.creatorMachado, Khalynca dos Santos Guidotti
dc.date.accessioned2016-08-17T14:58:11Z
dc.date.available2016-08-17T14:58:11Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2035
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectPráticapor
dc.titleInclusão: superando barreiraspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Pelotas, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa, realizada com alguns professores, através da qual se buscou identificar as barreiras que se interpõem na prática docente, a fim de que as mesmas possam ser minimizadas. Partindo do pressuposto que a prática docente deve congruir para o entendimento de uma proposta inclusiva é que as experiências que estão sendo vivenciadas, construídas e (re) construídas no cotidiano escolar, em uma escola municipal de ensino fundamental de Pelotas/RS, foram o foco principal nesse trabalho. Os resultados obtidos na minha pesquisa apontam que a prática da política da inclusão escolar não condiz com a teoria, pois a falta de preparo dos professores, bem como a falta de recursos para a nova proposta educacional apresentam-se como um problema. Foi também possível constatar a angústia dos professores frente ao comportamento de alguns alunos com necessidades educacionais especiais, visto que encontram barreiras (metodológicas, atitudinais e arquitetônica) que se interpõem no processo inclusivo. Além da formação profissional, os professores escutados foram unânimes em apontar como obstáculo ao processo de inclusão a inexistência de uma equipe interdisciplinar. Consideram que o apoio desta, possibilitaria um trabalho mais significativo, ressaltando a importância de reuniões que desencadeiem um processo coletivo, na perspectiva de fortalecer o processo educacional. Através das análises das respostas obtidas, foi possível observar que para que o processo de inclusão se efetive, é imprescindível uma reflexão profunda sobre alternativas inclusivas para educação e não somente para a escola, pois não bastam apenas teorias, é necessário articulá-las na realidade escolar, bem como na experiência profissional de cada educador. Urge que haja um trabalho interdisciplinar na escola, que os professores mantenham trocas de experiências entre a teoria e a prática cotidiana em sala de aula, que encarem a política da inclusão escolar como o novo e único paradigma da educaçãopor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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