dc.contributor.advisor | Pereira, Adriana Soares | |
dc.creator | Galera, Justina Inês | |
dc.date.accessioned | 2016-08-18T12:12:35Z | |
dc.date.available | 2016-08-18T12:12:35Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2040 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.subject | Blog | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.title | O blog: espaço de incentivo a leitura | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cruz Alta, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Dentre as possibilidades existentes na internet, possíveis de uso pedagógico, escolheu-se o blog para realizar uma experiência na Escola Estadual de Educação Básica Barão Homem de Melo, com alunos da 6ª série. A professora do Laboratório de Informática realizou uma oficina tecnológica com o objetivo de divulgar o uso do blog no meio escolar como ferramenta de incentivo a leitura, a escrita e a interação entre alunos e professores através de práticas de leitura literária extra-classe e escrita de resumos e resenhas no blog. São analisados os recursos do blog, o uso de outras tecnologias disponíveis na escola e as práticas de incentivo a leitura desenvolvidas durante o projeto. Os resultados demonstraram que o blog possui recursos para a prática da leitura e escrita que motivaram os alunos a realizar a leitura de um livro semanal, para a postagem do resumo no blog e a interação com os colegas através dos comentários. Conclui-se que as práticas educacionais com o uso do blog requerem o envolvimento do professor e o domínio da tecnologia para que, a partir do interesse despertado pelo uso da internet junto aos alunos, elaborem-se alternativas de incentivo às práticas de leitura e escrita na escola. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |