Práticas publicitárias para o público infantil em um contexto digital
Resumo
A publicidade é uma das principais formas de comunicação entre empresas e pessoas, isto é, faz o intermédio para que as primeiras demonstrem seus serviços e produtos de forma atrativa para que seu público de interesse faça a aquisição dos mesmos. A internet revolucionou os processos tradicionais de fazer publicidade. Atualmente a plataforma de vídeos Youtube causou um impacto significativo, pois surgiram os conhecidos youtubers, pessoas que produzem conteúdo próprio e,muitas vezes, com interesses econômicos. Na prática, fazempropagandas sobre produtos e serviços de empresas, no entanto, ocorre que muitos youtubers divulgam anúncios de forma irregular, voltados inclusive para o público infantil, mais vulnerável a este tipo de publicidade. A preocupação em relação a esse tipo de conteúdo está em alta e em setembro de 2019 a plataforma de vídeos Youtube anunciou que em janeiro de 2020 novas normas estarão sendo aplicadas, na qual o Youtube não irá mais monetizar canais com esse tipo de conteúdo. Quais seriam as problemáticas da publicidade infantil no contexto digital? Diante disso, o objetivo deste trabalho foi analisar os conflitos éticos dessas práticas em meio digital voltadas ao público infantil, como também, se estão de acordo com as normas e leis referentes à publicidade infantil no Brasil. A metodologia utilizada baseou-se em análise de casos julgados pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), utilizando a teoria das mediações (MARTÍN-BARBERO, JESÚS, 2009), a publicização(GIACOMINI, Gino, 2008) e os conflitos éticos. Como base das análises, e, como principais ferramentas de coleta de informações fizemos o levantamento de registros relevantes dos casos, a partir de análise documental e de estudo exploratório. Os resultados das análises apontam para um descumprimento das normas e leis referentes a publicidade infantil do Brasil por partedos youtubers. Também se destaca a forte utilização de elementos relacionados à publicização, como a criação de espacialidade atrativa ao público, o conceito de colaboração no desenvolvimento de projetos, a ritualidade envolvida em cada vídeo, buscando sempre um forte senso de conexão do público com o produto ou determinado serviço, através das experiências dos mesmos e suas memórias afetivas. Conclui-se que a fiscalização por parte do Conar, que regulariza a propaganda no país e demais órgãos que prezam pelo bem-estar das crianças e dos adolescentes, embora um pouco mais eficiente em outros meios de comunicação, quando referente ao meio digital ainda é precária, atuando na sua grande maioria através de denúncias dos adultos responsáveis pelas crianças.
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