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dc.contributor.advisorMortari, Elisângela Carlosso Machado
dc.creatorKessler, Gabriela Vanessa
dc.date.accessioned2021-03-15T14:14:12Z
dc.date.available2021-03-15T14:14:12Z
dc.date.issued2019-12-02
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20430
dc.description.abstractThe theme of this monograph is the study of publics in Public Relations, with delimitation in the development of a tool for publics characterization. As a problem, we bring this gap to de area. The general objective is to develop a tool that assists in the process of characterization of publics in Public Relations. As specific objectives, we have: build a theoretical framework on the diagnosis of public in Public Relations; test a public characterization questionnaire; to analyze the potentialities and weaknesses of the characterization tool, as well as its application possibilities. The first chapter, after introduction, composes a dense theoretical framework on public studies in Public Relations, highlighting the definitions of public (STEFFEN, 2008) and the categorizations proposed by Cesca (2006, p. 23 apud CESCA, 2012, p.32- 33), França (2004, p. 104-113), Grunig (1983, p.145 apud FRANÇA, 2004, p. 54), Matrat (FRANÇA, 2004, p. 55-56) and Fortes (FRANÇA, 2004, pp. 57-58). The second chapter, after introduction, deals with the methodology used in the construction of the tool, presenting the pretest and the final test. The third, after introduction, brings the results obtained with the tool and the analysis of its potentialities and weaknesses, which we understand that although it needs prior knowledge of the interest group, the tool describes the audience from its point of view, helps planning relationship strategies and allows cross-referencing, and also has the function of evaluating the communication actions already performed.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPúblicospor
dc.subjectCaracterizaçãopor
dc.subjectRelações públicaspor
dc.subjectPublicseng
dc.subjectCaracterizationeng
dc.subjectPublic relationseng
dc.titlePúblicos em relações públicas: desenvolvimento de uma ferramenta para caracterização de grupos de interessepor
dc.title.alternativePublic in public relations: development of a tool for interest groups characterizationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social - Relações Públicaspor
dc.description.resumoO tema desta monografia é o estudo dos públicos em Relações Públicas, com delimitação no desenvolvimento de uma ferramenta para caracterização de públicos. Como problema, trazemos esse gargalo para a área. O objetivo geral é desenvolver uma ferramenta que auxilie no processo de caracterização de públicos em Relações Públicas. Como objetivos específicos, temos: construir um referencial teórico sobre o diagnóstico de públicos em Relações Públicas; testar um questionário de caracterização de públicos; analisar as potencialidades e fragilidades da ferramenta de caracterização, bem como as suas possibilidades de aplicação. O primeiro capítulo, após a introdução, compõe um referencial teórico denso sobre os estudos de públicos em Relações Públicas, com destaque para as definições de público (STEFFEN, 2008) e as categorizações propostas por Cesca (2006, p. 23 apud CESCA, 2012, p.32-33), França (2004, p. 104-113), Grunig (1983, p.145 apud FRANÇA, 2004, p. 54), Matrat (FRANÇA, 2004, p. 55-56) e Fortes (FRANÇA, 2004, p. 57-58). O segundo capítulo, após a introdução, aborda a metodologia utilizada na construção da ferramenta, apresentando o pré-teste e o teste final. O terceiro, após a introdução, traz os resultados obtidos com a ferramenta e a análise das suas potencialidades e fragilidades, nas quais entendemos que, apesar de necessitar de conhecimento prévio sobre o grupo de interesse, ela descreve o público a partir do seu ponto de vista, auxilia a planejar as estratégias de relacionamento e permite o cruzamento de dados, além de também ter a função de avaliar as ações de comunicação já realizadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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