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dc.contributor.advisorRudnicki, Carlise Porto Schneider
dc.contributor.advisorMarques, Camila
dc.creatorArend, Karoline Vargas
dc.date.accessioned2021-03-15T14:36:00Z
dc.date.available2021-03-15T14:36:00Z
dc.date.issued2019-12-04
dc.date.submitted2019
dc.identifier.citationAREND, Karoline Vargas. Projeto experimental trajetórias: sempre há uma história a mais para ser contada. Uma campanha de sensibilização para o Lar Vila Itagiba. 2019. 68 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20434
dc.descriptionTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social Relações Públicas, RS, 2019.por
dc.description.abstractThis experimental project was inspired on using the practice of Public Relations as a transformative tool in society, enabling interpersonal communications amongst people who are driven by social good. Our research goal was to understand if applying Public Relations tactics into nonprofit entities can positively impact fundraising. The overall goal of this paper is to propose a PR strategy that is both efficient and effective into achieving that. The specific goals of this work were: Analyze communications in the third sector, develop a communication plan for the third sector and propose strategic tactics based on that plan. Our main goal was to develop, plan, execute and measure the success of an Empathy Campaign targeting Santa Maria’s population, aiming to raise funds to the nonprofit Lar Vila Itagiba. Considering that the institution never had a structured comms center before, the work started by us had to focus on the current priorities. The campaign was called: LIFE JOURNEYS: THERE’S ALWAYS ANOTHER STORY TO BE TOLD, and its purpose was to reminisce life stories and dreams of the elder residents. We focused the campaign on this theme with the intent of creating empathy amongst people who doesn’t naturally relate to the home or its elders residents, highlighting that there’s a lot to live and dream at an older age. Generally images of sadness and abandonment are linked and tied up to home institutions like Lar Vila Itagiba, and the new friendships, close ties and inspiring stories end up being forgotten. The methodology used was on this project qualitative, we used the participant observation technique, semi-structured interviews and kept record of a field diary. To diagnose the current situation of the home, we ran a SWOT analysis, a media audit and a collected pre-campaign metrics. For the campaign methodology, we used images to track and evaluate the impact and results generated. We performed analysis of Facebook metrics as well as online feedback. Overall, we found that the PR strategies to raise awareness, build and maintaining networks to fundraise for nonprofit entities are effective.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEstratégias de relações públicaspor
dc.subjectTerceiro setorpor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectPublic relations strategieseng
dc.subjectThird sectoreng
dc.subjectCommunicationeng
dc.titleProjeto experimental trajetórias: sempre há uma história a mais para ser contada. Uma campanha de sensibilização para o Lar Vila Itagibapor
dc.title.alternativeLife journeys: there's always another story to be told. A Lar Vila Itagiba awareness campaigneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Relações Públicaspor
dc.description.resumoEste projeto experimental surgiu pela vontade de utilizar a prática de Relações Públicas como ferramenta transformadora na sociedade, possibilitando assim, uma comunicação de pessoas para pessoas visando o bem comum. Com relação ao problema de pesquisa, buscamos responder: como as ações de Relações Públicas podem ser importantes no processo de planejamento e de captação de recursos para uma entidade sem fins lucrativos? O trabalho possui como objetivo geral propor uma ação estratégica de Relações Públicas, que seja eficiente e eficaz para a captação de recursos para uma entidade sem fins lucrativos. Os objetivos específicos do projeto são: pensar a comunicação no terceiro setor, realizar um planejamento de comunicação em uma instituição do terceiro setor, propor ações estratégicas com base nos apontamento do planejamento. O foco principal deste trabalho foi a elaboração, envolvendo o planejamento, a execução e a avaliação de uma campanha de sensibilização voltada à sociedade Santamariense, objetivando angariar fundos para a instituição. Considerando ainda que, o lar nunca possuiu um setor de comunicação estruturado, todo o trabalho iniciado foi voltado às demandas mais urgentes. A campanha se intitulou “Trajetórias: sempre há mais uma história a ser contada”, e teve como propósito resgatar as histórias de vida dos idosos bem como seus sonhos. Este objetivo foi escolhido justamente para mostrar às pessoas que não possuem relação direta com idosos ou com o lar que, existem muita vida e sonhos na velhice. Além disso, as imagens de tristeza e de abandono acabam sendo sempre atreladas a instituições de acolhimento, no entanto, nestes espaços acabam se formando novos laços, amizades e histórias inspiradoras. A metodologia empregada foi qualitativa, através do uso da técnica da observação participante, entrevistas semi-estruturadas e diário de campo. Para o diagnóstico da atual situação do lar, foi utilizada a análise SWOT, auditoria de mídia e um relato sobre as métricas anteriores a campanha. Como estratégia metodológica da campanha, foi utilizado a imagem como resgate e para a avaliação dos impactos e resultados gerados foram realizados análises de métricas do facebook e feedbacks online. De forma geral, constatou-se que as estratégias que são eficientes e eficazes para arrecadar fundos para o terceiro setor são as focadas na sensibilização e na criação e manutenção de redes de relacionamento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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