Riscos de adoecimento, prazer e sofrimento no cotidiano laboral de enfermeiros docentes de pós-graduação “stricto sensu”: abordagem de métodos mistos
View/ Open
Date
2017-12-19Primeiro coorientador
Silva, Rosangela Marion da
Primeiro membro da banca
Dal Pai, Daiane
Segundo membro da banca
Neves, Eliane Tatsch
Terceiro membro da banca
Trindade, Letícia de Lima
Quarto membro da banca
Camponogara, Silviamar
Metadata
Show full item recordAbstract
Esse estudo teve como objetivo geral avaliar os riscos de adoecimento em enfermeiros docentes de
programas de pós-graduação “stricto sensu” em enfermagem, de instituições públicas do Rio Grande
do Sul e como objetivos específicos compreender o contexto de trabalho dos docentes de
enfermagem na perspectiva das vivências de prazer e sofrimento; verificar se os docentes identificam
efeitos do seu trabalho sobre a sua saúde e conhecer as alternativas utilizadas pelos docentes para
fazer frente ao sofrimento e ao adoecimento proveniente do trabalho. Trata-se de um estudo
transversal, de abordagem mista, ou seja, quantitativo e qualitativo. O estudo teve como cenário de
pesquisa os Programas de Pós-Graduação, “stricto sensu” em Enfermagem de três instituições
públicas do Rio Grande do Sul. A coleta dos dados ocorreu entre novembro de 2015 e outubro de
2016. Para obtenção dos dados, foram utilizados os instrumentos: questionário para levantamento
dos dados sociodemográficos e laborais, o Inventário sobre o Trabalho e Riscos de Adoecimento -
ITRA e a entrevista semiestruturada. Para participar do estudo, os docentes deveriam atender aos
seguintes critérios de inclusão: ter formação em Enfermagem, atuar em Programa de Pós-Graduação
“Scricto Sensu” em Enfermagem nas instituições pesquisadas e; ter, pelo menos, uma defesa de
dissertação ou tese de aluno orientando. Os critérios de exclusão foram docentes afastados por
licença de qualquer natureza no período estabelecido para a coleta de dados. Assim, participaram da
etapa quantitativa 50 docentes e da etapa qualitativa 20 docentes que foram sorteados
aleatoriamente. A análise dos dados provenientes do questionário se deu a partir da utilização da
estatística descritiva simples e das entrevistas com a análise temática de Bardin. Quanto aos
resultados sociodemográficos, houve predomínio do sexo feminino (98%), com média de idade de
53,92 (DP=8,01) e casados/união estável (74%). Com relação às características laborais, a maioria
ingressou na pós-graduação entre os anos de 2009 e 2014 (40%), não possuiam outro emprego
(96%), não estiveram afastados do trabalho por mais de três dias por motivo de saúde (98%) e nem
nos últimos seis meses e não sofreram acidente de trabalho (98%). Referente aos riscos de
adoecimento dos docentes, a maioria dos docentes avaliou com moderado risco para o adoecimento.
No entanto, houve fatores e itens avaliados com grave risco de adoecimento. Verificou-se que o fator
“custo cognitivo” foi o que recebeu pior avaliação por parte dos docentes, seguido por “organização
do trabalho” e “condições de trabalho”, o que também foi verificado por meio das entrevistas. No que
se refere à análise das entrevistas emergiram quatro categorias: Vivências de satisfação e prazer no
cotidiano de trabalho da pós-graduação; Vivências de sofrimento no trabalho docente; Alterações
e/ou problemas de saúde dos docentes em decorrência do trabalho e Alternativas utilizadas pelos
docentes para fazer frente ao sofrimento e ao adoecimento. A partir das vivências relatadas, verificou-
se que as mesmas possuem influência direta na saúde e no bem-estar dos docentes. Dessa forma,
foi possível constatar que os mesmos têm sido exigidos no seu ambiente de trabalho e, nem sempre,
o contexto de trabalho é favorável para o desenvolvimento das atividades. Faz-se necessário que a
organização do trabalho e as condições de trabalho sejam revistas, a fim de possibilitar bem estar
aos docentes, minimizando as possibilidades de adoecimento dos mesmos.
Collections
The following license files are associated with this item: