Identificação organizacional cooperativa: a influência de um novo construto sobre o clima organizacional
Fecha
2019-12-17Primeiro membro da banca
Ferreira, Gabriel Murad Velloso
Segundo membro da banca
Faller, Lisiane Pellini
Quarto membro da banca
Estivalete, Vania de Fátima de Barros
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Uma identidade é formada por características que diferenciam uma pessoa de outra ou uma organização de outras tantas organizações. As cooperativas possuem diversas características que as diferenciam de sociedades convencionais. O Plano de Ação para uma Década Cooperativista ou Visão 2020, desenvolvida pela International Co-Operative Alliance, colocou a Identidade como tema central para o desenvolvimento e sustentabilidade das cooperativas. Ao analisar a influência da identidade organizacional cooperativa sob o prisma da identificação organizacional, sobre o clima organizacional faz-se o seguinte questionamento: De que forma a Identificação Organizacional Cooperativa influencia o Clima Organizacional dos colaboradores de cooperativas de crédito? Assim o objetivo geral desse estudo consistiu em analisar a influência da identificação organizacional cooperativa sobre o clima organizacional. Para tanto, realizou-se uma pesquisa empírica de natureza exploratória e descritiva, com métodos mistos para o levantamento e análise dos resultados. Inicialmente desenvolveu-se, a partir, principalmente, da Teoria da Identidade Organizacional e da Declaração sobre a Identidade Cooperativa, Valores e Princípios, um novo construto denominado Identidade Organizacional Cooperativa. A partir desse construto, construiu-se a escala de Identificação Organizacional Cooperativa que, validada por especialistas, foi submetida a um teste-piloto com 39 respondentes. A escala de Clima Organizacional foi traduzida e adaptada transculturalmente, sustentando-se no pré-teste de equivalência com quase 100% de compreensibilidade. Essas duas escalas compuseram o questionário que, juntamente com mais duas questões abertas, foram aplicados a 344 colaboradores de três cooperativas de crédito do Rio Grande do Sul. Nessas três cooperativas, também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores de gestão de pessoas a fim de averiguar sua percepção a respeito da identidade cooperativa, da identificação organizacional, do clima organizacional e como ocorre a influência da identificação organizacional cooperativa sobre o clima organizacional. A análise dos dados quantitativos foi realizada com apoio dos softwares SPSS e Amos, e dos dados qualitativos com o software NVivo. Utilizou-se as análises fatoriais exploratória e confirmatória nas duas escalas, resultando em dois construtos de segunda ordem com três construtos de primeira ordem cada um. A análise de caminhos estruturais revelou que o construto de primeira ordem ‘Ajuste ao Grupo’ é o que mais influencia o Clima Organizacional. O modelo final validado combinou um construto de segunda ordem, 4 construtos de primeira ordem e 17 variáveis. Os resultados finais do modelo demonstraram que o Clima Organizacional é 83,7% explicado por seus aspectos Afetivo, Cognitivo e Instrumental. A análise dos dados qualitativos ratificou os dados quantitativos ao evidenciar que 65,24% dos colaboradores acreditam que o Clima Organizacional recebe influência positiva pelo fato serem uma cooperativa. Ao relacionar as respostas dos gestores às respostas dos colaboradores, percebeu-se que estavam alinhadas, principalmente na identificação de oportunidades de melhorias na Dimensão de Ajuste ao Grupo da IOC, mais especificamente nos valores de Igualdade e Equidade.
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