Educação para empreender: um estudo da relação entre práticas didáticas, aprendizagem e intenção empreendedoras
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar o processo da educação empreendedora e seu
estímulo para o desenvolvimento da intenção empreendedora, em alunos de graduação de uma
instituição de ensino superior, considerando-se suas práticas didáticas e aprendizagem
empreendedora. Foi realizado um estudo qualitativo e quantitativo, do tipo exploratório,
descritivo, baseado em pesquisa teórico-empírica e triangulação dos dados. Na abordagem
qualitativa, entrevistas com roteiros semiestruturados foram realizadas com alunos e
professores das disciplinas de Atitude Empreendedora da UFSM. Para análise das entrevistas,
empregou-se o método de análise de conteúdo (BARDIN, 2014). As categorias de análise
definidas a priori foram: práticas didáticas, aprendizagem empreendedora e intenção
empreendedora. Na abordagem quantitativa, os dados foram coletados por meio da aplicação
do Questionário de Intenção Empreendedora, desenvolvido por Liñán e Chen (2009) nos
alunos das referidas disciplinas. Como resultado, a partir dos relatos, foi possível identificar a
utilização de onze (11) práticas didáticas, divididas nas disciplinas de Atitude
Empreendedora. A partir das práticas didáticas evidenciadas, pode-se perceber habilidades
desenvolvidas nos alunos tais como: Sensibilização/visão, busca de oportunidade,
planejamento, senso crítico, estratégia, iniciativa/proatividade, correr riscos, inovação,
liderança e motivação. Além destas características citadas pelos alunos, outras foram
evidenciadas a partir da interpretação das falas, como: Comportamento empreendedor e
desenvolvimento pessoal. Além disso, os resultados da etapa quantitativa evidenciaram que as
médias dos fatores do QIE na coleta no final da disciplina foram maiores do que aquelas
encontrados no início. A associação das duas abordagens foi realizada pela técnica de
triangulação de dados. Constatou-se a relação entre as habilidades desenvolvidas a partir do
processo de aprendizagem empreendedora, e os comportamentos pertinentes e suscitados em
cada uma das questões do instrumento de Intenção Empreendedora (QIE). Em função disso,
aparentemente, pode-se constatar que as práticas didáticas adotadas, efetivamente geraram
resultados positivos nos alunos e se evidenciam pelo desenvolvimento das habilidades,
percebidas pelos acadêmicos por meio de seus relatos e do instrumento para a mensuração da
intenção empreendedora, e pela pesquisadora com base na análise realizada. Como limitações
desta pesquisa, não se pode afirmar categoricamente que os resultados aqui encontrados foram
exclusivamente das práticas didáticas utilizadas pelos professores. Bem como, não se pode
afirmar categoricamente que aquilo que foi desenvolvido, se deu em função da disciplina,
porém, os resultados encontrados deixam claro que as práticas e as disciplinas, de fato,
contribuíram para esse desenvolvimento Como sugestão para futuros estudos, recomenda-se
que pesquisas neste sentido ocorram de forma continuada nas instituições de ensino superior,
permitindo verificar a evolução e o desenvolvimento, tanto do comportamento dos alunos, quanto dos docentes.
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