Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchaf, Frederico Menine
dc.creatorGuterrez, Marco Antônio Faggionatto
dc.date.accessioned2016-08-19T13:31:27Z
dc.date.available2016-08-19T13:31:27Z
dc.date.issued2012-11-23
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2051
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractWith creativity, the teacher can only teach his class with a blackboard and chalk. However, the use of technological resources exponentially increases the range of options available to insert learning objects, increasing the cognitive ability of students to learn, understand and interpret the new. The learning process requires from the educator, competence articulation of different contemporary forms of communication - computers, tablets, software, Internet, cell phones, video classes, printed and electronic material - in order to reach all individuals in an educational environment. In this article is illustrated a few added benefits by the use of Learning Objects (OA), to support teaching in a classroom of biology on the conscious use of water resource, for students in 7th and 8th grade of elementary school, in a school within the city of Uruguaiana, RS. Within the examined school context, it can be said that the using technology as a learning resource is highly beneficial for this group of students, given the enthusiasm of the group in the development of the tasks and the degree of satisfaction reported.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectObjeto de aprendizagempor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.titleTIC como recurso de aprendizagem: limites e possibilidades na utilização de um objeto de aprendizagempor
dc.title.alternativeICT as Learning Resource: limits and possibilities in the use of a learning objecteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoCom criatividade, o educador pode ministrar sua aula somente com o quadro negro e o giz. Contudo, utilizando recursos tecnológicos aumenta-se exponencialmente o leque de opções para inserir e disponibilizar objetos de aprendizagem, potencializando a capacidade cognitiva dos alunos em aprender, entender e interpretar o novo. O processo de aprendizagem exige, do educador, uma competência de articulação das diferentes formas contemporâneas de comunicação – computadores, tablets, softwares, Internet, celulares, videoaula, material eletrônico e impresso -, a fim de atingir todas as pessoas inseridas em um ambiente educacional. No presente artigo, procurou-se ilustrar alguns benefícios agregados pelo emprego de Objetos de Aprendizagem (OA), como apoio didático em uma sala de aula de biologia sobre o uso consciente do recurso da água, para alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental, em uma escola de interior do município de Uruguaiana, RS. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) é uma oportunidade ímpar de alavancar uma qualidade extra e necessária à educação, constituindo-se em uma alternativa para facilitar o acesso ao ensino, quer seja na educação tradicional, no processo de educação continuada, na capacitação e/ou no aperfeiçoamento profissional. Dentro do contexto escolar examinado, é possível afirmar que foi altamente benéfico para este grupo de alunos o uso da tecnologia como recurso de aprendizagem, tendo em vista o entusiasmo da turma no desenvolvimento das tarefas e o grau de satisfação demonstrado.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples