Navegação Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia por título
Itens para a visualização no momento 13-19 of 19
-
Solo para Clarone (Clarineta) de Ernst Mahle: análise, reflexões e sugestões interpretativas
(2021-09-08)Esta pesquisa concentra-se no Solo para Clarone (Clarineta) – C179 de Ernst Mahle, compositor alemão nascido em 1929 e naturalizado brasileiro em 1962, que tem seu trabalho constantemente associado ao uso de modalismo, ... -
A Sonata Vox Gabrieli de Stjepan Šulek: uma análise comparativa entre as interpretações de Joseph Alessi e Alain Trudel
(2019-12-12)O presente trabalho faz uma análise comparativa entre duas interpretações da Sonata Vox Gabrieli, composta por Stjepan Šulek (1914-1986) em 1973 para trombone e piano. São analisadas as interpretações dos trombonistas ... -
Sonatas em Dó maior e Fá maior para fagote e piano de Frederico Richter: o processo de construção da performance e uma proposta de edição prática
(2021-09-08)A presente monografia integra a pesquisa sobre performance musical do Curso de Especialização em Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, o qual aborda o ... -
Sonatina nº1 para clarineta e piano de Dimas Artur: relação entre intérprete e compositor
(2020-10-01)A relação intérprete-compositor pode ser observada ao longo da história da clarineta, como com Wolfgang Mozart e Anton Stadler, Karl Stamitz e Joseph Beer, Johannes Brahms e Richard Muhlfeld, Carl Maria von Weber e ... -
Suite para Contrabajo y Guitarra Flamenca de Andrés Martín: uma proposta interpretativa
(2023-07-21)O presente trabalho tem como objetivo elaborar uma proposta interpretativa para uma obra que transita entre a música erudita e a música popular, a Suite para Contrabajo y Guitarra Flamenca do compositor e contrabaixista ... -
Tempo e dinâmica na Usher Waltz do violonistacompositor Nikita Koshkin: um estudo comparativo entre gravações
(2019-12-12)A presente pesquisa consiste em uma investigação em torno da obra Usher Waltz, composta em 1984 pelo violonista-compositor russo Nikita Koshkin (1956) e publicada em 1989 (Editions Orphée) e 1993 (Edition Margaux). A ... -
Três estudos de concerto para violão de Radamés Gnattali: uma análise interpretativa através das diretrizes de Jan Larue
(2019-12-13)A presente pesquisa aborda os Três Estudos de Concerto de Radamés Gnattali (1906-1988), sendo eles: Toccata em Ritmo de Samba n.1, Dansa Brasileira e Toccata em Ritmo de Samba n.2 compostas respectivamente, em 1950,1958 e ...