dc.contributor.advisor | Werlang, Gérson Luís | |
dc.creator | Barros, Guilherme Almeida de | |
dc.date.accessioned | 2021-04-16T11:21:17Z | |
dc.date.available | 2021-04-16T11:21:17Z | |
dc.date.issued | 2019-12-13 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20605 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | This work aims to explore the musical contents of the Workshop columns of the North
American magazine Guitar Player, from 1990-1995, when the magazine was the most
significant reference for guitarists looking for information and training in the electric guitar.
Observing the informal nature of how this contact was made with the material by the musicians
and how the electric guitar learning generally happens, this work undertook a collective didactic
experience with three other participating guitarists. The phases of this educational activity are
guided by the principles of the concept of self-directed learning, translated into Portuguese in
this work as "aprendizagem autodirigida", as it is already accepted in publications in Brazil, in
the critical and cooperative approach as proposed by the authors Merryl Hammond and Rob
Collins. At first, the participants make individual contact with the material to be studied,
interpreting it only with the resources provided by the descriptive text and the score. From this
interpretation, each participant prepares and records a video performance. In a second phase
during a face-to-face meeting, the impressions of what was studied are shared and discussed,
the original videos collectively appreciated, to provide more resources for profiling
competencies, and to improve technical and instrumental performance. These conclusions and
considerations serve as new guidelines for the preparation of a second performance, also
recorded on video. The discussions of face-to-face meetings are documented in audio
recordings. Audio records and videos allow for a rich experience of knowledge exchange and
for a reliable source of comparison to evaluate the effectiveness of the collective process on the
individual. The learning model adopted proved to be efficient and produced satisfactory
practical results in the evolution of the technique and the performance of the studied material. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Guitarra elétrica | por |
dc.subject | Guitar Player magazine | eng |
dc.subject | Aprendizagem autodirigida | por |
dc.subject | Electric guitar | eng |
dc.subject | Self-directed learning | eng |
dc.title | Uma experiência de aprendizagem autodirigida coletiva com as lições workshops da revista Guitar Player | por |
dc.title.alternative | A collective self-directed learning experience using the Guitar Player magazine workshops lessons | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia | por |
dc.description.resumo | Este trabalho se propõe a explorar os conteúdos musicais das lições Workshop da revista norteamericana
Guitar Player, de 1990 - 1995, quando a revista era uma relevante referência para
guitarristas que procuravam informação e formação na guitarra elétrica. Observando a natureza
informal de como esse contato se dava com o material pelos músicos e de como em geral
acontece a aprendizagem da guitarra elétrica, este trabalho empreendeu uma experiência
didática coletiva com mais três guitarristas participantes. As fases dessa atividade didática se
orientam pelos princípios do conceito de self-directed learning, aqui traduzido como
aprendizagem autodirigida, como já é aceita em trabalhos no Brasil, na abordagem crítica e
cooperativa como é proposta pelos autores Merryl Hammond e Rob Collins. Em um primeiro
momento, os participantes tomam um contato individual com o material a ser estudado,
interpretando-o somente com os recursos fornecidos pelo texto descritivo e pela partitura. A
partir dessa interpretação, cada participante prepara e grava uma performance em vídeo. Em
um segundo momento, em encontro presencial, as impressões sobre o que foi estudado são
compartilhadas e discutidas, os vídeos individuais apreciados coletivamente, com intuito de
fornecer mais recursos para a geração de perfis de competência e aprimoramento da
performance técnica e instrumental. Essas conclusões e considerações servem como novas
diretrizes para a preparação de uma segunda performance, também gravada em vídeo. As
discussões dos encontros presenciais são documentadas em gravações de áudio e, junto com os
vídeos, permitem uma rica experiência de troca de conhecimentos, bem como uma clara fonte
de comparação para verificar a eficácia do processo coletivo sobre o individual. O modelo de
aprendizado adotado no trabalho se mostrou eficiente e produziu resultados práticos
satisfatórios na evolução da técnica e da performance do material estudado. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |