Estudo clínico dos sinais enunciativos de aquisição da linguagem: relações com prematuridade e psiquismo nos dois primeiros anos
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Data
2018-07-10Primeiro membro da banca
Mezzomo, Carolina Lisbôa
Segundo membro da banca
Oliveira, Fabiana de
Terceiro membro da banca
Chun, Regina Yu Shon
Quarto membro da banca
Kessler, Themis Maria
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta tese teve como objetivo analisar a aquisição da linguagem, por meio dos
Sinais Enunciativos de Aquisição da Linguagem (SEAL), de bebês prematuros e a
termo, com e sem risco psíquico, dos três aos 24 meses. A análise contou com a
correlação e comparação entre o SEAL, a Escala Bayley III e o Denver II, bem como
a correlação com roteiros e sinais de risco psíquico, e com a variável prematuridade.
Também se buscou analisar o funcionamento de linguagem em crianças que
obtiveram atraso exclusivo na aquisição da linguagem, a partir da comparação dos
resultados obtidos com a Escala Bayley III e os Sinais Enunciativos de Aquisição da
linguagem. Para as análises estatísticas do SEAL, contou-se com uma amostra
inicial de 101 díades mãe-bebê, que variou na análise dos roteiros e reduziu-se para
45 bebês na comparação com a Escala Bayley III aos dois anos. Na análise
qualitativa, propôs-se uma análise do funcionamento de linguagem de sete díades.
Como resultados desta pesquisa, encontrou-se correlação significativa entre o SEAL
e os protocolos tradicionais, Denver II e Bayley III, embora com um coeficiente de
correlação maior com o Bayley III. A correlação e a comparação entre SEAL e Sinais
PREAUT no primeiro semestre de vida do bebê foram significativas, bem como, a
correlação entre o SEAL e o roteiro de Indicadores de Risco/Referência ao
Desenvolvimento Infantil (IRDI) aos 18 meses e o M-CHAT aos 24 meses, o que
demonstra haver correlação entre risco à aquisição da linguagem e risco psíquico.
Ainda, verificou-se resultado significativo na comparação dos resultados do SEAL
entre bebês nascidos a termo e pré-termo, demonstrando desempenho pior nos
bebês prematuros. Na análise qualitativa dos dados de sete bebês, observou-se que
a Escala Bayley III e o SEAL complementam-se, no entanto, o SEAL permite
visualizar o fator materno no processo de aquisição da linguagem, dado importante
para compreender o funcionamento linguístico. Os resultados desta tese permitiram
concluir sobre o valor clínico do SEAL enquanto instrumento de detecção de risco à
aquisição da linguagem, e a partir de sua análise, pensar uma direção inicial para a
intervenção, na construção de uma hipótese de funcionamento de linguagem.
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