Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorScheid, Daiane
dc.creatorBorn, Ana Paula
dc.date.accessioned2021-04-20T17:38:25Z
dc.date.available2021-04-20T17:38:25Z
dc.date.issued2018-11-27
dc.date.submitted2018
dc.identifier.citationBORN, A. P. Instrumentos de comunicação interna como elementos na construção do clima organizacional positivo. 2018. 88 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas)- Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20650
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2018.por
dc.description.abstractWe present in this document the Course Conclusion Paper, entitled "Internal communication tools as elements in the construction of positive organizational climate". The research deals with the subject of internal communication and analyzes how the internal communication tools can contribute to the organizational climate and aims to understand the relationship between the internal communication tools and the positive organizational climate, using as source the ranking of the 150 best companies to work of 2017, of the Exam. Therefore, we present as methodological procedures the bibliographic research, the accomplishment of a closed interview with data collection through the internet, documentary and content analysis. For the data collection, we contacted the companies sending a questionnaire that had the objective of identifying which are the internal communication tools that the companies had. At the opportunity, we also requested a communication tool that the organization used with its internal public. Continuing, we use the content analysis in the materials received from the data collection and, with some outstanding categories of the theoretical reference, we will analyze if these may be contributing to the organizational climate of the company. Among the results we have the perception that the newspaper of the Aperam League seems to contribute more effectively to the construction of a positive working climate, while the magazine of the A.Yoshii group is more focused on the external environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComunicação internapor
dc.subjectClima organizacionalpor
dc.subjectInstrumentos de comunicação dirigidapor
dc.subjectRanking exame 2017por
dc.subjectInternal communicationeng
dc.subjectOrganizational climateeng
dc.subjectDirected communication toolseng
dc.subjectExam ranking 2017eng
dc.titleInstrumentos de comunicação interna como elementos na construção do clima organizacional positivopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localFrederico Westphalen, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationRelações Públicas Bachareladopor
dc.description.resumoApresentamos neste documento o Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado “Instrumentos de comunicação interna como elementos na construção do clima organizacional positivo”. A pesquisa se trata da temática da comunicação interna e analisa como os instrumentos de comunicação interna podem contribuir no clima organizacional e objetiva entender a relação dos instrumentos de comunicação interna com o clima organizacional positivo, utilizando como fonte o ranking das 150 melhores empresas para trabalhar do ano de 2017, da Exame. Para tanto, apresentamos como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a realização de uma entrevista fechada com coleta de dados pela internet, análise documental e de conteúdo. Para a coleta dos dados, entramos em contato com as empresas enviando um questionário que possuía o objetivo de identificar quais são os instrumentos de comunicação interna que as empresas possuíam. Na oportunidade, também solicitamos um instrumento de comunicação que a organização utilizava com seu público interno. Dando continuidade, utilizamos a análise de conteúdo com os materiais recebidos da coleta de dados e, com algumas categorias destacadas do referencial teórico, analisaremos se estas podem estar contribuindo com o clima organizacional da empresa. Dentre os resultados temos a percepção de que o jornal da Liga Aperam parece contribuir de forma mais efetiva para construção de um clima de trabalho positivo, enquanto a revista do grupo A.Yoshii tem um foco mais voltado para o ambiente externo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto