O entendimento de professoras e familiares referente ao processo de desfralde de crianças bem pequenas
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Data
2021-01-29Autor
Cohen, Renata Alves da Silva
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O presente estudo tem como objetivo geral compreender as complexidades e desafios do processo
de desfralde de crianças bem pequenas. Como objetivos específicos: a) Identificar como os familiares
dessas crianças compreendem o processo de desfralde; b) Compreender qual o entendimento
dos(as) professores(as) sobre o tempo do desfralde de crianças bem pequenas; c) Analisar quais
estratégias são realizadas pelos(as) professores(as) e pelos familiares no momento do desfralde de
crianças bem pequenas. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa e foi
desenvolvida com seis mães e duas professoras de uma turma do Maternal A, de uma escola da rede
privada do Município de Santa Maria/RS, utilizando como técnica de produção de dados o
questionário com perguntas abertas e fechadas por meio da plataforma Google formulários. Como
resultados da pesquisa foi possível observar que os familiares envolvidos com o desfralde eram
representados pelas mães, salientando a figura feminina caracterizada pelo estereótipo de que a
mulher é quem cuida/educa a criança pequena. Através das falas das professoras e familiares
destaca-se o entendimento de que para iniciar o desfralde deve-se levar em consideração o respeito
ao tempo da criança. Porém, esse entendimento nem sempre repercute nas estratégias adotadas,
pois, na prática, ainda acontece pela imposição dos adultos, seja mães ou professoras. Ressalto,
também, o quão importante é perceber a criança como um ser único que possui direitos e seu próprio
tempo para se conhecer e se desenvolver em sua plenitude. O desfralde é um processo muito
importante na vida da criança o qual requer do adulto um olhar atento e sensível, paciência e
entendimento.