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dc.contributor.advisorWerle, Kelly
dc.creatorCohen, Renata Alves da Silva
dc.date.accessioned2021-04-20T17:41:41Z
dc.date.available2021-04-20T17:41:41Z
dc.date.issued2021-01-29
dc.date.submitted2021
dc.identifier.citationCOHEN, R. A. S. O entendimento de professoras e familiares referente ao processo de desfralde de crianças bem pequenas. 2021. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20651
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2021.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectDesfraldepor
dc.subjectCrianças bem pequenaspor
dc.subjectTempo da criançapor
dc.titleO entendimento de professoras e familiares referente ao processo de desfralde de crianças bem pequenaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturno.por
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo geral compreender as complexidades e desafios do processo de desfralde de crianças bem pequenas. Como objetivos específicos: a) Identificar como os familiares dessas crianças compreendem o processo de desfralde; b) Compreender qual o entendimento dos(as) professores(as) sobre o tempo do desfralde de crianças bem pequenas; c) Analisar quais estratégias são realizadas pelos(as) professores(as) e pelos familiares no momento do desfralde de crianças bem pequenas. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida com seis mães e duas professoras de uma turma do Maternal A, de uma escola da rede privada do Município de Santa Maria/RS, utilizando como técnica de produção de dados o questionário com perguntas abertas e fechadas por meio da plataforma Google formulários. Como resultados da pesquisa foi possível observar que os familiares envolvidos com o desfralde eram representados pelas mães, salientando a figura feminina caracterizada pelo estereótipo de que a mulher é quem cuida/educa a criança pequena. Através das falas das professoras e familiares destaca-se o entendimento de que para iniciar o desfralde deve-se levar em consideração o respeito ao tempo da criança. Porém, esse entendimento nem sempre repercute nas estratégias adotadas, pois, na prática, ainda acontece pela imposição dos adultos, seja mães ou professoras. Ressalto, também, o quão importante é perceber a criança como um ser único que possui direitos e seu próprio tempo para se conhecer e se desenvolver em sua plenitude. O desfralde é um processo muito importante na vida da criança o qual requer do adulto um olhar atento e sensível, paciência e entendimento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

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