Stop motion na sala de aula: utilizando fotografias em movimento como estratégia de construção do conhecimento em uma escola do campo de Santa Rosa - RS
View/ Open
Date
2019-08-29Primeiro membro da banca
Cancelier, Janete Webler
Segundo membro da banca
Wizniewky, José Geraldo
Metadata
Show full item recordAbstract
Pensando nas dificuldades existentes nas escolas do campo, dentre as quais, possivelmente, encontra-se o uso das tecnologias como ferramenta educacional, sem a necessária utilização da internet, surgiu a proposta de uma análise de como são utilizadas as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na escola do campo. Pelo fato de muitas vezes o meio rural não ter a facilidade de acesso à internet, o laboratório de informática das escolas acaba ficando esquecido e inutilizado, fazendo com que os educandos queiram estudar nas escolas da cidade. Para compreender melhor este contexto, o objetivo geral da pesquisa foi de entender os efeitos da capacitação de educadores e educandos de uma escola do campo em relação às possibilidades de utilização das tecnologias da informação e comunicação para além do uso da internet. A pesquisa foi realizada na Escola de Ensino Fundamental São José, uma escola do campo do município de Santa Rosa, região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Foi uma pesquisa qualitativa, no formato de pesquisa-ação, onde a coleta de dados deu-se através de entrevista semiestruturada com a equipe diretiva, educadores e educandos da escola. Além disso, foi oferecida uma oficina de capacitação aos educandos do sétimo, oitavo e nono anos da escola e aos educadores destas turmas, com o intuito de propor uma forma de utilização de tecnologia sem o uso da internet, através da técnica de animação Stop Motion, com o uso de recursos como um celular ou uma máquina fotográfica, e de um computador. Desta forma, o educando envolve-se com uma técnica animada, que ao mesmo tempo pode ser vista como uma ferramenta de ensino e aprendizagem, contribuindo para o conhecimento e envolvimento dos educandos com os conteúdos desenvolvidos em sala de aula pelos educadores. Os resultados obtidos ao longo desse estudo foram gradativos e demonstraram a importância da pesquisa e o impacto que a mesma tem em seu campo de estudo, possibilitando mudanças e melhorias em um determinado local e o público que convive e frequenta o mesmo. A dissertação de mestrado apresentada foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria, nível de Mestrado Profissional, sob a Área de Concentração de Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, na Linha de Pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede; e gerou como produto uma produção artística através da técnica de animação Stop Motion.
Collections
The following license files are associated with this item: