Possibilidades de interlocução da coordenação pedagógica com o professor de educação especial na organização e desenvolvimento do trabalho docente
View/ Open
Date
2019-11-29Primeiro membro da banca
Lisovski, Lisandra Almeida
Segundo membro da banca
Munhóz, Maria Alcione
Metadata
Show full item recordAbstract
Este texto relata uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPPG/CE/UFSM). A investigação desenvolveu-se no contexto de uma escola pública de educação básica da rede estadual de ensino, no município de Santa Maria/RS, com o objetivo de identificar os aspectos condicionantes para a interlocução da coordenação pedagógica e o professor de educação especial na organização e desenvolvimento do trabalho docente para a superação das dificuldades relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva de educação inclusiva. Para isso, propusemo-nos a responder o seguinte problema de pesquisa: “Que possibilidades são identificadas para a participação do professor de educação especial na organização e desenvolvimento do trabalho docente? Para respondermos este problema central da pesquisa, o desdobramos em quatro questões menores: (1) Como se dá a gestão do trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva inclusiva? (2) Como se dá a organização e o desenvolvimento do trabalho pedagógico pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, para lidar com as dificuldades presentes no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da educação inclusiva? (3) Como se caracteriza o trabalho do professor de educação especial nos anos iniciais do ensino fundamental, na perspectiva inclusiva? (4) Que elementos precisam ser contemplados em uma proposta de gestão do trabalho pedagógico para lidar, de forma colaborativa, com as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da educação inclusiva nos anos iniciais do ensino fundamental? As fontes de informação foram as professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, coordenadora pedagógica e professora de educação especial, com as quais realizamos entrevistas semiestruturadas individuais. As análises dos dados, realizadas por meio dos métodos da teoria fundamentada, nos possibilitou identificar falta de clareza sobre o propósito e a quem se destina a educação inclusiva; fragilidade no diálogo entre as docentes dos anos iniciais, coordenadora pedagógica e professora de educação especial; falta de conhecimento do trabalho desenvolvido por cada uma dela; carência de momentos para a elaboração de planejamentos e ações coletivas; escassez de tempo para uma demanda grande de atribuições; e falta de uma equipe de profissionais interdisciplinares para pensar o pedagógico. Diante disso, identificamos um conjunto de possibilidades para a contribuição do professor de educação especial na organização e desenvolvimento do trabalho docente, como na criação de espaços de articulação entre docentes, na construção de uma relação mais próxima com os professores, na atuação de forma mais próxima com as questões de aprendizagem de uma maneira geral, na mediação do entendimento que se tem de educação inclusiva e das aprendizagens e no desenvolvimento da formação continuada.
Collections
The following license files are associated with this item: