A organização do trabalho pedagógico: avaliações externas no bloco de alfabetização
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Data
2019-10-17Primeiro membro da banca
Dickel, Adriana
Segundo membro da banca
Henz, Celso Ilgo
Terceiro membro da banca
Powaczuk, Ana Carla Hollweg
Metadata
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Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa nº 2 (LP 2), Gestão pedagógica e contextos educativos, do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG), do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O foco central são as avaliações externas e a organização do trabalho pedagógico no bloco de alfabetização. Como objetivo geral, buscamos compreender a organização do trabalho pedagógico no bloco de alfabetização diante das avaliações externas em uma escola da rede pública de ensino. São objetivos específicos: reconhecer as exigências e demandas que envolvem a organização do trabalho pedagógico no bloco de alfabetização, frente aos índices de qualidade e às políticas educacionais de governo; identificar as repercussões das avaliações externas na organização do trabalho pedagógico dos professores do bloco de alfabetização; conhecer as concepções dos professores que atuam no bloco de alfabetização acerca das atuais avaliações externas; conhecer as concepções dos gestores sobre as atuais avaliações externas e problematizar a implantação das avaliações em larga escala a partir de reuniões pedagógicas no bloco de alfabetização. Utilizamos, como pressupostos teóricos, os estudos de: Ferreiro (1999), Mortatti (2004, 2000), Lück (2008a, 2008b, 2009, 2014), Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Bolzan (2006, 2007, 2009, 2011), Marcelo Garcia (1999, 2013), Hoffmann (1993, 2005, 2014), e Perrenoud (1999, 2002). O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, tendo, como base de estudos, a descrição e análise de reuniões pedagógicas com os sujeitos envolvidos, sendo estes as professoras do bloco de alfabetização e a coordenadora pedagógica da escola pesquisada. Para a coleta de dados utilizou-se questionários, análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) e reuniões pedagógicas. Para o processo descritivo e interpretativo dos achados partiu-se das narrativas das professoras em seis encontros, o que permitiu a construção de uma grande categoria: as políticas educacionais de governo. Essas políticas são constituídas por duas dimensões categoriais: a organização do trabalho pedagógico no bloco de alfabetização e as avaliações externas de aprendizagem. As discussões de ambas as dimensões foram permeadas por um único eixo transversal: a docência, que se configura como o ponto chave desse estudo. Assim, evidenciamos que as avaliações externas de aprendizagem pouco ou nada têm contribuído para a aprendizagem dos alunos, já que não respeitam os ritmos e as necessidades dos estudantes. Também a Prova ANA, não tem apresentado um retorno à escola, o que dificulta a organização do trabalho docente. As professoras também manifestaram a necessidade de um trabalho compartilhado, dentro da instituição, que favoreça o diálogo, a troca de experiências e a reflexão da prática. O estudo realizado e a análise dos achados nos permitiram compreender a relação entre as avaliações externas aplicadas nos três primeiros anos do ensino fundamental e a organização do trabalho pedagógico docente, problematizando sobre as políticas públicas educacionais, as atividades formativas específicas para a alfabetização e a necessidade do trabalho compartilhado na escola.
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