Mostrar registro simples

dc.creatorGabe, Neoli Paulina da Silva
dc.date.accessioned2021-04-26T18:43:23Z
dc.date.available2021-04-26T18:43:23Z
dc.date.issued2019-12-12
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20688
dc.description.abstractIn this research I developed an analysis relating the Meaningful Learning Theory (TAS), with the object of investigation of the pedagogical practices applied in mathe-matics classes, taught in Libras (Brazilian Sign Language), for deaf students. List of the signs of significant learning relating them to the deaf subject, who has his first language (Libras) in visual gestural mode and Portuguese as a second language in written mode. The institution where the research was developed is located in the Rio Pardo Valley region, in the state of Rio Grande do Sul and is a reference in deaf edu-cation. It serves deaf and hearing students, and deaf students in elementary school are attended in special classes with mostly bilingual teachers. In high school they are included in listening classes, with the presence of a Libras / Portuguese language in-terpreter. The objective of this research is to investigate evidence of significant learning in teaching monomials to deaf students. And the problem investigated is: “How is the meaningful learning process of deaf students, users of Libras, in the study of monomi-als?”, A fact that prompted me to constitute this dissertation, seeking to establish an-swers and acquire new knowledge.This research was developed with a class of 8th grade deaf students in special class, relating monomials, polygons and technologies, through the use of Dudamath software. It is concluded that for the meaningful learning process of deaf students, users of Libras, in the study of monomons, the constitution of a concept using the visual, meaning in sign language, is essential. Another factor that led to learning is the use of different methodologies such as geometric figures, software with easy-to-use tools that were proposed during the research and enabled the learning of deaf students with relevant evidence of significant learning, being listed at the end through of concept maps.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectAprendizagem significativa de monômiospor
dc.subjectSurdospor
dc.subjectLibraspor
dc.subjectSoftware Dudamatheng
dc.subjectMathematical educationeng
dc.subjectMeaningful learning of monomialseng
dc.subjectDeaf poundseng
dc.titleAprendizagem significativa de monômios: um olhar no contexto da educação bilingue de surdospor
dc.title.alternativeSignificant learning of monomons: a look at the context of the bilingual deaf educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNesta pesquisa desenvolvi uma análise relacionando a Teoria da Aprendizagem Sig-nificativa (TAS), com o objeto de investigação das práticas pedagógicas aplicadas nas aulas de matemática, ministradas em Libras (Língua Brasileira de Sinais), para alunos surdos. Elenco sobre os indícios da aprendizagem significativa relacionando-os ao sujeito surdo, que tem sua primeira língua (Libras) na modalidade gestual visual e o português como segunda língua na modalidade escrita. A instituição em que a pes-quisa foi desenvolvida está localizada na região do Vale do Rio Pardo, no estado do Rio Grande do Sul e é referência em educação de surdos. A mesma atende alunos surdos e ouvintes, sendo que os alunos surdos do Ensino Fundamental são atendidos em classes especiais com professores, em sua maioria, bilíngues. No Ensino Médio estão incluídos em classes de ouvintes, com presença de um tradutor intérprete de Libras/Língua Portuguesa. O objetivo dessa pesquisa é investigar indícios de apren-dizagem significativa no ensino de monômios para alunos surdos. E a problemática investigada é de: “Como ocorre o processo de aprendizagem significativa de alunos surdos, usuário da Libras, no estudo de monômios?”, fato que me instigou a constituir essa dissertação, na busca de estabelecer respostas e adquirir novos conhecimentos. Esta pesquisa foi desenvolvida com uma turma de alunos surdos do 8º ano em classe especial, relacionando monômios, polígonos e as tecnologias, através do uso do sof-tware Dudamath. Conclui-se que para o processo de aprendizagem significativa de alunos surdos, usuário de Libras, no estudo de monômios é imprescindível a consti-tuição de conceito utilizando o visual, com significado na língua de sinais. Outro fator que propiciou a aprendizagem é a utilização de diferentes metodologias como figuras geométricas, software com ferramentas de fácil manuseio as quais foram as propostas no decorrer da pesquisa e possibilitou a aprendizagem dos alunos surdos com rele-vantes indícios de aprendizagem significativa, sendo elencados ao final através de mapas conceituais.por
dc.contributor.advisor1Mathias, Carmen Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112509701698645por
dc.contributor.referee1Leivas, José Carlos Pinto
dc.contributor.referee2Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise
dc.contributor.referee3Santarosa, Maria Cecília Pereira
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1314149983507520por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International