A auto(trans) formação permanente do ser-professora na educação infantil: desafios e possibilidades
Visualizar/ Abrir
Data
2019-08-30Primeiro membro da banca
Andrade, Joze Medianeira dos Santos de
Segundo membro da banca
Powaczuk, Ana Carla Hollweg
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa de dissertação está inserida na Linha de Pesquisa 2: Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional-UFSM. Com a pesquisa, objetiva-se [re]significar o sentido da constituição do ser-professora da Educação Infantil com/para um grupo de professoras em uma escola da rede municipal de educação de Santa Maria/RS, como profissionais reflexivo-críticas e transformadoras da própria prática, por meio de processos de formação permanente na escola. A auto(trans)formação permanente com professoras em serviço pode ser considerada como uma necessidade docente. Por isso a relevância desta pesquisa, a partir dos marcos legais para a formação pós -1990 e dos pressupostos teóricos de alguns autores sobre a formação permanente com professoras/es e, em especial, as contribuições de Paulo Freire para a docência. A especificidade da profissão docente para a Educação da Infância se faz presente para a compreensão da constituição do ser-professor/a da Educação Infantil, reconhecida legalmente como primeira etapa da Educação Básica, a partir da LDB (Lei 9394/96). O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa do tipo pesquisa-formação, de Marie-Christine Josso (2010), que se pautou proposta epistemológico-política de pesquisa e auto(trans)formação com professoras/es por meio dos Círculos Dialógicos Investigativo-Auto(trans)formativos. Estes se originaram no grupo Dialogus: Educação, Formação e Humanização em Paulo Freire, coordenado pelo Prof. Dr. Celso Ilgo Henz, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), baseados nos Círculos de Cultura de Paulo Freire (1979). O recorte proposto, qual seja, o da necessidade de uma formação que atenda as especificidades do trabalho dos professores da Educação Infantil, constitui-se em um tema recente e pouco pesquisado. Autores como Freire; Nóvoa; Imbernón; Shön; Ariès; Kishimoto; Sarmento; Oliveira-Formosinho; Kramer; Cerisara; Gauthier; García; Alarcão corroboraram a pesquisa. O estudo tem um enfoque hermenêutico, com a necessidade de pensar, refletir e agir dialeticamente com as coautoras do processo, segundo Gadamer (1999); Hermann (2002). Como constructos finais da pesquisa, por considerar ter sido válida a proposta epistemológico-política dos Círculos Dialógicos Investigativo-Auto(trans)formativos construiu-se, de forma conjunta (a pesquisadora-coordenadora e as coautoras), uma agenda possível de ser implantada pela RME de Santa Maria-RS, no processo de auto(trans)formação permanente de/com professores regentes de turmas da Educação Infantil.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: