Hidroponia no Brasil: inovação tecnológica na produção e mercado de hortaliças
Resumo
No contexto da horticultura, há grande otimismo quanto ao futuro da hidroponia devido às vantagens nas
dimensões da produção e de mercado, projetando-se crescimento desta tecnologia. A convergência entre
demandas do amplo contexto agroalimentar global e potencialidades da hidroponia apresenta um campo
de estudo pouco explorado. Neste sentido, emergem as questões orientadoras deste trabalho, buscando
entender o que orienta e condiciona a ascensão da hidroponia na cadeia produtiva de hortaliças no Brasil,
bem como quais são os caminhos para o desenvolvimento e fortalecimento desta atividade em nível
nacional e regional? A proposta desta dissertação é abordar o cultivo hidropônico enquanto uma inovação
tecnológica na produção e mercados de hortaliças, sendo assim elaborados três capítulos focados no
estudo da hidroponia perante a realidade brasileira. O primeiro é uma pesquisa bibliográfica que utiliza a
noção de mudança e difusão tecnológica para compreender os componentes da ascensão da hidroponia na
Cadeia Produtiva de Hortaliças (CPHort), identificando fatores indutores, condicionantes e impactos do
processo inovativo. O segundo capítulo avalia a competitividade da hidroponia na produção de hortaliças,
construindo uma matriz de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças (Matriz SWOT) a partir de
informações coletadas a campo e em fontes bibliográficas. O terceiro capítulo segue a noção de Sistema
de Inovação Tecnológica (SIT), tendo como fonte de dados o principal evento científico e a principal
publicação relacionados à hidroponia no Brasil para apresentação da estrutura, dinâmica funcional e
análise do desenvolvimento da hidroponia no país. Os resultados demonstram que o surgimento e
crescimento da hidroponia decorrem da oferta tecnológica e demanda por soluções na produção agrícola.
As funções de geração e difusão de conhecimentos, direcionamento de pesquisas e atividades
empreendedoras são importantes indutores do crescimento da hidroponia no Brasil, estimulando processos
de aprendizado, construção de redes de trocas e avanços tecnológicos. A competitividade de mercado da
hidroponia também impulsiona seu crescimento, pela eficiência no uso de fatores de produção, elevada
produtividade, ganhos de qualidade, logística e crescente valorização pelos consumidores. Aspectos
infraestruturais ganham relevância no posicionamento estratégico, devido à dependência de recursos
externos para produção. A estruturação de mercado também é importante, pois elevados valores de
investimento, capital imobilizado e custos de produção frente a concorrências por preços podem ameaçar a
viabilidade econômica. As contribuições práticas são o alcance de informações como os potenciais
impactos sociais da hidroponia, pertinentes a serviços de extensão rural. A matriz SWOT contribui na
orientação de produtores e interessados para investimentos mais seguros. A identificação da fase de
desenvolvimento do SIT, de mecanismos e funcionalidades relativos ao seu crescimento melhoram o
embasamento de pesquisas, investimentos e iniciativas voltadas ao setor hidropônico. As contribuições
teóricas são a análise da hidroponia como inovação tecnológica e pela noção de SIT, permitindo a
compreensão de sua trajetória tecnológica, e o planejamento de seu futuro. Ainda, a avaliação da
competitividade da hidroponia contribuiu o conhecimento de seu desempenho de mercado, suprindo uma
lacuna de pesquisa. As limitações do estudo são restrições impostas pelo emprego majoritário de fontes
bibliográficas na obtenção dos dados de pesquisa.
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