Mostrar registro simples

dc.creatorMartins, André Luiz Faverzani
dc.date.accessioned2021-05-06T00:37:07Z
dc.date.available2021-05-06T00:37:07Z
dc.date.issued2019-10-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20787
dc.description.abstractThis research aims to recommend actions to mitigate risks in administrative processes carried out by the coordination of undergraduate offices of the UFSM. As theoretical framework, aspects related to public governance and one of its mechanisms, risk management were presented, as well as aspects about organizational processes. As for the method, the research has analytical character, being classified as qualitative and quantitative, and in relation to its logic it is considered deductive. This is an applied research, using the case study method. Data were collected using the questionnaire adapted from Pôrto (2013), answered by 35 individuals. The 5W2H method was also applied to interviews with 10 individuals from the 35 respondents of the questionnaire in order to obtain data about the process functioning. In these interviews the risks related to the processes were also identified, following the order of risk management application defined in COSO IFES. For the data analysis, the other steps of COSO IFES were performed, classifying and identifying the risk response to support the elaboration of risk mitigation actions. The results showed that for the 27 risk events identified, 4 risks were classified as very high, 10 as high, 8 as moderate and 5 as low. It was possible to indicate as a response to the risk, the mitigation of 14 risks and the proposition of 12 actions to enable the mitigation of these risks. These actions include the promotion of strategies to reduce the failure rates in subjects, which enables the reduction of extra classes (besides the disproportionality of those with regular classes), the negative of registration due to lack of prerequisites and the conflict of schedules between subjects requested by students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProcessospor
dc.subjectGestão de riscospor
dc.subjectCoordenações de cursos de graduaçãopor
dc.subjectPublic governanceeng
dc.subjectRisk managementeng
dc.subjectMitigationeng
dc.titleGestão de riscos em processos administrativos em coordenações de curso de graduação: estudo de caso na Universidade Federal de Santa Mariapor
dc.title.alternativeManagement of risks in administrative processes in course coordenation: case study in the Federal University of Santa Mariaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo propor ações para mitigar riscos em processos administrativos executados pelas Coordenações de Cursos de Graduação da UFSM. Como referencial teórico foram apresentados aspectos relativos à governança pública e um dos seus mecanismos, à gestão de riscos, como também aspectos sobre processos organizacionais. Quanto ao método, a pesquisa tem caráter analítico, sendo classificada como qualitativa e quantitativa, e em relação à sua lógica é considerada dedutiva. Quanto ao resultado da pesquisa ela é aplicada, sendo que o método utilizado é o estudo de caso. Os dados foram coletados utilizando o questionário adaptado de Pôrto (2013), sendo respondido por 35 indivíduos. Também foi aplicado o método 5W2H em entrevistas com 10 indivíduos dentre os 35 respondentes do questionário para obter dados sobre o funcionamento de processo. Nestas entrevistas também foram identificados os riscos relacionados aos processos, seguindo a ordem da aplicação de gestão de riscos definida no COSO IFES. Para a análise dos dados executou-se as demais etapas do COSO IFES, classificando e identificando a resposta do risco para subsidiar a elaboração das ações de mitigação dos riscos. Os resultados obtidos demonstraram que para os 27 eventos de risco identificados, 4 riscos foram classificados como muito altos, 10 como altos, 8 como moderados e 5 como baixos. Sendo que foi possível indicar como resposta ao risco a mitigação de 14 riscos e propor 12 ações para viabilizar a mitigação destes riscos. Destas ações destaca-se a promoção de ações para reduzir os índices de reprovação em disciplinas possibilitando a diminuição da oferta de turmas extras (além da desproporcionalidade destas com as turmas regulares), da negativa de matricula por falta de pré-requisitos e do conflito de horários entre disciplinas solicitadas pelos alunos.por
dc.contributor.advisor1Lorenzi Junior, David
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3319345339608395por
dc.contributor.referee1Scarton, Luciana Maria
dc.contributor.referee2Grohmann, Márcia Zampieri
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3710255153854982por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International