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dc.contributor.advisorFossá, Maria Ivete Trevisan
dc.contributor.advisorPinto, Rafaela Caetano
dc.creatorFerreira, Bibiana Turchiello
dc.date.accessioned2016-08-24T13:26:19Z
dc.date.available2016-08-24T13:26:19Z
dc.date.issued2015-12-15
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2078
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe theme of this research contemplates three central theoretical axes: communitarian communication, participation, citizenship, delimiting the understanding of the communication practices on the exercise of citizenship on the Orchestrarium project, in Santa Maria/RS. The research problem is given through the following question: How the practices of participative communication foment the exercise of citizenship on the Orchestrarium project in Santa Maria/RS? To answer this question, there is, as a general objective of the work analyse, the practices of participative communication on the exercise of citizenship on the project. Therefore, it was listed as specific objectives: punctuate the actions realized on the Orchestrarium project; characterise the practices of participative communication on the Orchestrarium project; and identify the aspects of the citizenship exercise that outcomes the project. To cover the theoretical review, assumes the concept of communitarian communication, elapsing about its historicity and concepts; after, over the concept of participation in understanding its diverse modalities and forms in practice; finally, the concept of citizenship that has contemplated a reflection about the communication with a participative characteristic on the conquest of the rights of the citizen. The methodological course, of qualitative character, was elucidated by means of the case study method. For that, the data were collected through semi-structured interviews, direct observation and documental analysis. The results, from the analysis of the collected materials, enables to understand that the Orchestrarium project permits the enlargement of the rights of the citizens afterwards the proposed activities. Besides, it is by means of transformation and ascendancy of the critical thought that the practices of participative communication foments the citizenship exercise on the project. However, this transformation is slow and gradual and comes linked to the educative process, it justifies the lack of participation on the decisions by the parents, students and instructors on the projects and actions of the Orchestrarium. To conclude, it is understood that the processes of communication, interpersonal as well as mechanic ones, allows the participation and then the exercise of citizenship.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicação comunitáriapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectCommunitarian communicationeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.titlePráticas de comunicação participativa no exercício da cidadania no projeto Orchestrarium em Santa Maria/RSpor
dc.title.alternativeParticipative communication practices on the exercise of citizenship on the Orchestrarium project in Santa Mariaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Comunicação Social – Relações Públicaspor
dc.description.resumoA temática desta pesquisa está contemplada por três eixos teóricos centrais: comunicação comunitária, participação, cidadania, delimitando-se ao entendimento das práticas de comunicação participativa no exercício da cidadania no projeto Orchestrarium em Santa Maria/RS. O problema de pesquisa se deu através da seguinte questão: Como as práticas de comunicação participativa fomentam o exercício da cidadania no projeto Orchestrarium em Santa Maria/RS? Para responder a esta questão, tem-se como objetivo geral desse trabalho analisar as práticas de comunicação participativa no exercício da cidadania no projeto Orchestrarium em Santa Maria/RS. Para tanto, elencou-se como objetivos específicos: pontuar as ações realizadas no projeto Orchestrarium; caracterizar as práticas de comunicação participativa no projeto Orchestrarium; e identificar os aspectos do exercício de cidadania decorrentes do projeto. Para abarcar a revisão teórica, partiu-se do conceito de comunicação comunitária, transcorrendo sobre sua historicidade e conceitos; em seguida, pelo conceito de participação ao entender suas diversas modalidades e formas de atuação e, por fim, o conceito de cidadania que contemplou uma reflexão sobre a comunicação de característica participativa na conquista de direitos do cidadão. O percurso metodológico, de caráter qualitativo, foi elucidado por meio do método do estudo de caso. Para isso, os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, observação direta e análise documental. Os resultados, a partir da análise dos materiais coletados, possibilitam entender que o projeto Orchestrarium viabiliza a ampliação dos direitos dos cidadãos a partir das atividades oferecidas. Além disso, é através da transformação e da potencialização do pensamento crítico que as práticas de comunicação participativa fomentam o exercício da cidadania no projeto. Entretanto, essa transformação é lenta e gradual e se dá atrelada ao processo educativo; isso justifica a carência de participação nas decisões por parte dos pais, alunos e professores nos projetos e ações do Orchestrarium. Por fim, entende-se que a os processos de comunicação, tanto interpessoais, quanto mecânicos, possibilitam a participação e, assim, o exercício da cidadania.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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