dc.creator | Mônego, Leomar Cassol | |
dc.date.accessioned | 2021-05-07T12:08:04Z | |
dc.date.available | 2021-05-07T12:08:04Z | |
dc.date.issued | 2019-12-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20812 | |
dc.description.abstract | The use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) in the educational area points out new
alternatives for learning, extending education beyond the face-to-face environment. The present study is based on
a groupware scenario in the blended learning modality and was developed in the research line of Development of
Networked Educational Technologies of the Graduate Program in Networked Educational Technologies of the
Federal University of Santa Maria. The context created uses innovative methodologies supported by virtual
environments and is part of the initial training of teachers of the Exact Sciences degree course (CLCE) of the
Federal University of Pampa (UNIPAMPA) under the University-School Connections Program. The research aims
to provide and evaluate the participation, interaction and collaboration of students and teachers in the proposed
scenario. For this it was necessary to plan and implement specific activities / tools in the Virtual Teaching and
Learning Environment (AVEA). This is a qualitative and quantitative research of the case study type, and to
achieve this intent, we intend to use as an instrument of data collection questionnaires open and closed questions
of participants and records of actions performed by users in AVEA. It was characterized with the results obtained
that AVEA proved to be a platform of great collaborative potential, even though the teacher has a fundamental
role in the careful choice of resources to promote this potential. Student follow-up analyzes used specific software
that could be made available to teachers for their assessment practices, enabling them to better understand students'
behavior and identify possible learning problems, allowing them to intervene when possible. A guide to the tools
used, intended for teachers, was prepared as the final product of the dissertation. Finally, it is worth mentioning
the intention to create a collaborative practice among the participants is emphasized so that they understand that
problem solutions can be carried out collectively, thus modifying their ways of thinking and building their own
knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Aprendizagem colaborativa | por |
dc.subject | Groupware | eng |
dc.subject | AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) | por |
dc.subject | Learning analytics | eng |
dc.subject | Collaborative learning | eng |
dc.subject | Virtual learning environments | eng |
dc.title | Monitoramento da interação e colaboração no ambiente Moodle: um estudo de caso | por |
dc.title.alternative | Monitoring interaction and collaboration in the Moodle environment: a case study | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na área educacional aponta novas
alternativas metodológicas, ampliando o ensino para além do ambiente presencial. O presente estudo assenta-se
em um cenário de groupware na modalidade de ensino híbrido e foi desenvolvida na linha de pesquisa de
Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias
Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria. O contexto criado utiliza metodologias inovadoras
com suporte de ambientes virtuais e faz parte da formação inicial de professores do curso de licenciatura em Ciências Exatas (CLCE) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) no âmbito do Programa Conexões Universidade-Escola. A pesquisa propiciou avaliar a participação e interação de alunos e professores em um cenário de colaboração on-line. Para isso foi necessário planejar e implementar atividades/ferramentas específicas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA). Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa do tipo estudo de caso, e para a consecução deste intento, utilizou-se como instrumento de coleta de dados questionários
com perguntas abertas e fechadas aplicado aos participantes e os registros de ações realizadas pelos usuários no
AVEA. Ficou caracterizado com os resultados obtidos que o AVEA se revelou uma plataforma de grande potencial
colaborativo, muito embora o professor tenha papel fundamental na escolha criteriosa dos recursos para promover
este potencial. As análises de acompanhamento dos estudantes utilizaram softwares específicos que poderão ser
disponibilizados aos professores para suas práticas avaliativas, possibilitando-os entender melhor o
comportamento dos alunos e identificar possíveis problemas de aprendizagem, oportunizando-os intervir quando
possível. Um guia das ferramentas utilizadas, destinado aos professores, foi elaborado como produto final da
dissertação. Por fim, ressalta-se a intenção de criar uma prática colaborativa entre os participantes para que
compreendam que as soluções dos problemas possam ser realizadas de maneira coletiva, modificando assim suas
formas de pensar e construir seu próprio conhecimento. | por |
dc.contributor.advisor1 | Schaf, Frederico Menine | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2227324756659206 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Martins, Márcio André Rodrigues | |
dc.contributor.referee1 | Bernardi, Giliane | |
dc.contributor.referee2 | Hartmann, Angela Maria | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1452731100190266 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |