Indicadores de risco para deficiência auditiva e sua relação com a aquisição inicial da linguagem: princípios e estratégias para abordagem promocional precoce
Ver/
Fecha
2018-03-23Primeiro coorientador
Souza, Ana Paula Ramos de
Primeiro membro da banca
Rechia, Inaê Costa
Segundo membro da banca
Correa, Aruna Noal
Terceiro membro da banca
Lopes, Diéssica Zacarias Vargas
Quarto membro da banca
Franco, Vitor Ramos
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta tese teve como objetivos: comparar a frequência de indicadores de risco para a deficiência auditiva em uma
amostra de bebês nascidos pré-termo e a termo; analisar as possíveis relações entre a presença de risco auditivo e
variáveis socioeconômicas, demográficas e obstétricas; analisar as possíveis relações entre a presença de
indicadores de risco auditivo e a presença de risco à aquisição da linguagem; propor princípios teóricos e
estratégias para uma abordagem precoce para a promoção da audição e da linguagem e analisar os efeitos da
abordagem precoce proposta em um grupo piloto. Trata-se de um estudo de coorte longitudinal, com uma
amostra de 87 bebês com indicadores de risco para perda auditiva. Foram coletados dados sobre os indicadores
de risco, dados obstétricos e demográficos, por meio de entrevista inicial com os pais. Os dados
socioeconômicos foram analisados pelo Critério de Classificação Econômica Brasil. A avaliação da linguagem
foi realizada com a aplicação dos Sinais Enunciativos de Aquisição da Linguagem e Teste Denver II. Além
desses instrumentos de avaliação, os sujeitos do grupo de intenvenção precoce receberam avaliação das
condições psíquicas, aquisição de linguagem e audição. Para isso foram utilizados, além dos instrumentos já
citados, os seguintes: Sinais PREAUT, Indicadores de Risco ao Desenvolvimento Infantil, Roteiro de Entrevista
sobre Audição e Linguagem, Protocolo de Avaliação da Leitura Compartilhada Cuidador-Bebê e o Potencial
Auditivo Cortical. Os dados receberam análise estatística com o programa STATISICA 9.1, sendo utilizados os
Testes Qui-Quadrado e U de Mann-Whitney, Modelos de Regresão Linear Simples e Múltiplo. Para análise da
intervenção as gravações em áudio e vídeo foram submetidas a versão 5.0.0 do Software Eudico Linguistic
Annotator. Os resultados da tese mostraram que os bebês prematuros apresentaram maior frequência de
indicadores de risco, comparados aos bebês a termo. A permanência em UTI neonatal por mais de cinco dias
(65,52%), o uso de medicação ototóxica (48,28%), uso de ventilação mecânica (39,66%) e hiperbilirrubinemia
(46,55%) foram os indicadores mais frequentes na amostra. Considerando os fatores socioeconômicos,
demográficos e obstétricos houve correlação entre pré-natal, idade gestacional, peso ao nascer e alimentação
com o risco auditivo. Já a linguagem mostrou significância estatística com os indicadores de risco varicela, HIV,
Apgar e peso >1500 gramas. Sobre a intervenção precoce a abordagem promocional utilizada foi a História
Musicada, por abordar de maneira conjunta a audição e linguagem, utilizando livros e músicas infantis. Esta
abordagem promoveu mudanças significativas na interação entre as díades, mudança na rotina em casa com
introdução de livros e música no dia-a-dia, melhora das produções linguísticas e das habilidades auditivas dos
bebês. Pode-se concluir que os indicadores de risco para perda auditiva, entre pré-termo e a termo, foram
elevados. Isso pode estar associado aos agravos de saúde acentuados pelas condições socioeconômicos,
demográficas e obstétricas dos sujeitos, o que justifica a proposta de intervenção elaborada, visto que, a História Musicada proporcionou efeitos positivos no desenvolvimento da audição e linguagem em bebês de risco, bem como práticas de letramento precoce.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: