Uma abordagem para o princípio da Casa dos Pombos no ensino fundamental através da resolução de problemas
Resumo
Este trabalho apresenta uma sugestão de atividade que aborda o Princípio da Casa dos
Pombos através da Resolução de Problemas no Ensino Fundamental. O objetivo é mostrar
como um dos conteúdos estudados no Mestrado Profissional de Matemática pode ser aplicado
no Ensino Fundamental, que é o público atendido pela autora deste trabalho, trazendo
benefícios para as aulas e consequentemente para o aprendizado dos alunos. A dificuldade
dessas atividades aumenta gradualmente de forma que a primeira utiliza material concreto, a
segunda está relacionada com questões do cotidiano dos alunos e exigem abstração e, a
terceira e última atividade, é um desafio bem mais complexo. A forma como essas atividades
foram executadas em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental em uma escola pública
municipal de Porto Alegre - RS e os resultados apresentados pelos alunos são expostos e
analisados no decorrer desta dissertação. Encerra-se o trabalho concluindo-se que as
atividades atingiram seus objetivos.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: