Comunicação pública e organizacional: as estratégias comunicacionais da prefeitura de Curitiba no Facebook
Visualizar/ Abrir
Data
2015-12-14Autor
Souza, Dhienifer Gonçalves de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias comunicacionais desenvolvidas pela Prefeitura de Curitiba no Facebook considerando os pressupostos da comunicação de instituições públicas. Diante disso, utilizamos como referencial teórico para abarcar a comunicação de instituições públicas dois conceitos principais: Comunicação Pública e a Comunicação Organizacional. Como referencial teórico da Comunicação Pública utilizamos: Heloiza Matos (2009), Pierre Zémor (2009), Elizabeth Brandão (2006), Marina Koçouski (2012) e Kunsch (2012). Já para abordarmos a Comunicação Organizacional nos baseamos em Rudimar Baldissera (2009), Margarida Kunsch (2003) e Maria Oliveira (2012). Para alcançarmos o objetivo geral, elencamos três objetivos específicos que são: 1) Estudar os referenciais teóricos que contemplam a comunicação de instituições públicas; 2) Compreender as intencionalidades dos gerenciadores da página; 3) Identificar as estratégias de comunicação digital. A fim de alcançarmos os objetivos propostos, utilizamos três técnicas: a) pesquisa bibliográfica, b) entrevistas e c) coleta de publicações. A pesquisa bibliográfica embasou teoricamente a entrevista que por sua vez, complementa a análise das publicações. Sendo assim, utilizaremos a análise de conteúdo (BARDIN, 1977) para analisar as publicações da Prefeitura no Facebook, pois o conteúdo das publicações é o produto da comunicação de instituições públicas. Após a análise de conteúdo, identificamos seis estratégias comunicacionais desenvolvidas na página da Prefeitura que são: campanhas educativas, informações de caráter mercadológicas, institucionais, prestação de contas, gestão e de utilidade pública. As estratégias comunicacionais identificadas contemplam pressupostos da Comunicação Pública e da Comunicação Organizacional, mas não contemplam estratégias que visem o diálogo ou espaços de negociação com os cidadãos.