Educação ambiental: formação e regulação
Resumo
O artigo desenvolve a temática da educação ambiental na sociologia, dando importância as questões apresentadas aos educadores, e considerando as especificidades da sociedade contemporânea muito sinalizada pelo capitalismo. As discordâncias sobre o questionamento ambiental esporadicamente conseguem alcançar o plano da educação em todos níveis de competência. O tema da preservação ambiental não é apenas uma provocação didático-pedagógico que tem sido tratado por muitos educadores, mas diz respeito ao questionamento muito mais amplo. O artigo tem por objetivo abordar a emergência do alargamento do debate, que proporcione a abordagem de temas essências, discutidos no âmbito da política, da economia, e da sociologia. Nessa conjuntura que a Educação ambiental se apresenta como recurso indispensável, formando uma consciência ambiental na sociedade e habilidade de impactar o entendimento da problemática ambiental para um desenvolvimento que não observe apenas o econômico descontrolado, mas um exemplar que inclua a sociedade, sem perder de vista a manutenção ambiental. A pesquisa foi conduzida a partir da análise dos condicionantes da problemática ambiental, e do estudo do processo de incorporação do tema ambiental nas disciplinas das ciências sociais. Como resultado, a crise ambiental é entendida como mais um sintoma da crise da modernidade, que se manifesta não apenas por intermédio do desajuste ambiental, mas também por meio do agravamento dos problemas sociais, políticos e econômicos.
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