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dc.contributor.advisorMartins, Cleber Ori Cuti
dc.creatorSoares, Marta Ferreira
dc.date.accessioned2021-05-18T14:43:54Z
dc.date.available2021-05-18T14:43:54Z
dc.date.issued2021-04-05
dc.date.submitted2021
dc.identifier.citationSOARES, M. F. Educação ambiental: formação e regulação. 2021. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20916
dc.descriptionArtigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2021.por
dc.description.abstractThe article develops the theme of environmental education in sociology. Giving importance to the questions presented to educators, and considering the specificities of contemporary society very signaled by capitalism. Disagreements about environmental questioning occasionally reach the level of education at all levels of competence. The theme of environmental preservation is not just a didactic-pedagogical provocation that has been addressed by many educators, but concerns a much broader question. The article aims to address the emergence of the widening of the debate, which provides an approach to essential themes, discussed in the realm of politics, economics, and sociology. In this conjuncture that Environmental Education presents itself as an indispensable resource, forming an environmental awareness in society and the ability to impact the understanding of the environmental issue for a development that not only observes the uncontrolled economic, but an example that includes society, without losing sight of environmental maintenance. The research was conducted from the analysis of the conditions of the environmental problem, and from the study of the process of incorporating the environmental theme in the disciplines of social sciences. As a result, the environmental crisis is understood as another symptom of the crisis of modernity, which manifests itself not only through environmental mismatch, but also through the worsening of social, political and economic problems.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectSociedadepor
dc.subjectSociologiapor
dc.titleEducação ambiental: formação e regulaçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoO artigo desenvolve a temática da educação ambiental na sociologia, dando importância as questões apresentadas aos educadores, e considerando as especificidades da sociedade contemporânea muito sinalizada pelo capitalismo. As discordâncias sobre o questionamento ambiental esporadicamente conseguem alcançar o plano da educação em todos níveis de competência. O tema da preservação ambiental não é apenas uma provocação didático-pedagógico que tem sido tratado por muitos educadores, mas diz respeito ao questionamento muito mais amplo. O artigo tem por objetivo abordar a emergência do alargamento do debate, que proporcione a abordagem de temas essências, discutidos no âmbito da política, da economia, e da sociologia. Nessa conjuntura que a Educação ambiental se apresenta como recurso indispensável, formando uma consciência ambiental na sociedade e habilidade de impactar o entendimento da problemática ambiental para um desenvolvimento que não observe apenas o econômico descontrolado, mas um exemplar que inclua a sociedade, sem perder de vista a manutenção ambiental. A pesquisa foi conduzida a partir da análise dos condicionantes da problemática ambiental, e do estudo do processo de incorporação do tema ambiental nas disciplinas das ciências sociais. Como resultado, a crise ambiental é entendida como mais um sintoma da crise da modernidade, que se manifesta não apenas por intermédio do desajuste ambiental, mas também por meio do agravamento dos problemas sociais, políticos e econômicos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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