Produção oral e crenças: a competência linguístico-comunicativa de egressos de um curso de letras espanhol EaD
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Fecha
2019-12-09Primeiro membro da banca
Flain, Angela Luzia Garay
Segundo membro da banca
Costa, Maria José Roslindo Damiani
Terceiro membro da banca
Della Méa, Célia Helena de Pelegrini
Quarto membro da banca
Reis, Susana Cristina dos
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
Desde a instituição da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em 2006, inúmeros cursos de
graduação a distância vem sendo oferecidos por universidades públicas do país, como é o caso
dos cursos de Letras Espanhol. Considerando que ainda há poucas pesquisas que atentem
para a formação de professores de línguas nessa modalidade, esta tese de doutorado teve por
objetivo investigar as relações entre o nível de proficiência da habilidade oral de egressos de
um curso de Letras Espanhol a distância e suas crenças sobre a própria competência
linguístico-comunicativa, sobre o processo de ensino-aprendizagem dessa competência na EaD
e as crenças de alguns de seus professores. Para alcançar tal propósito, foram definidos os
seguintes objetivos específicos: (1) identificar as crenças de egressos de um curso de Letras
Espanhol a distância sobre o processo de ensino-aprendizagem da habilidade oral através
dessa modalidade; (2) levantar as crenças sobre a própria competência linguístico-comunicativa
dos egressos que estavam, no momento da pesquisa, em atuação profissional; (3) identificar o
nível de proficiência da habilidade oral desenvolvida pelos egressos que atuavam como
professores; (4) analisar as possíveis relações entre os níveis de proficiência oral e as suas
crenças e (5) investigar as possíveis relações entre as crenças dos egressos e dos professores
(dissertação/2013) sobre o ensino-aprendizagem da habilidade oral na EaD. Logo, três
perguntas de pesquisa orientaram o trabalho: (a) quais as crenças de egressos de um curso de
Letras Espanhol a distância sobre a própria competência linguístico-comunicativa e sobre o seu
desenvolvimento na EaD? (b) Qual(is) o(s) nível(is) de proficiência da habilidade oral
desenvolvido(s) por esses egressos na EaD? (c) Quais as possíveis relações entre as crenças
desses egressos e de alguns de seus professores? Para responder a essas perguntas e atingir
os objetivos propostos foram utilizados três instrumentos de coleta de dados: questionário,
entrevista e registro da conversação. Como a tese partiu da dissertação de Gonçalves (2013),
foram estabelecidas relações entre as crenças dos professores participantes dessa pesquisa,
que atuaram na disciplina Espanhol I, e dos participantes da tese que foram alunos daqueles
professores. Os resultados apontaram que a maioria das egressas, participantes de todas as
etapas da pesquisa, demonstrou estar em níveis intermediário superior e avançado, alcançando
o nível esperado pelo curso de acordo com o PPC. Entretanto, demonstraram que faltaria um
maior número de atividades comunicativas, com maior frequência e qualidade das interações
para garantir o desenvolvimento dessa competência por todos os alunos. Para isso, ainda é
necessário assegurar o preparo dos professores para o reconhecimento das ferramentas e
recursos mais apropriados para o ensino e a aprendizagem a distância, assim como o
entendimento de como oportunizar uma interação efetiva e de alto nível.
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